Close Menu

Busque por Palavra Chave

Milhares de estudantes retornam às aulas nesta segunda-feira na Unochapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
19/02/2018 18:02
Estudantes começam mais um ano de novos conhecimentos e experiências na Unochapecó (Foto: Unochapecó) Estudantes começam mais um ano de novos conhecimentos e experiências na Unochapecó (Foto: Unochapecó)

Ao entrar na Universidade, diversas preocupações e dúvidas surgem em nossa cabeça. Para os novos estudantes, a mudança do ensino médio para o ensino superior é cheia de desafios, novidades e novas amizades. Já os que retornam para dar continuidade aos estudos, o ano letivo conta com mais uma etapa de experiências, conhecimento e transformação. E todas as vivências começam hoje, com o início das aulas na Unochapecó.

Os corredores e salas desse novo ponto de partida se tornam um espaço de ideias, convivências e expectativas. Para os novos acadêmicos, deixar o aconchego da casa dos pais e construir uma nova vida, mais distante, pode ser um grande desafio. Segundo o professor do curso de Psicologia, Murilo Cavagnoli, a sensação de dar os primeiros passos sem o apoio dos pais despertam diversos sentimentos. "A universidade dá uma liberdade maior em relação aos horários e rotinas de estudos e o jovem precisa lidar com diversas questões, como a saudade de casa, por exemplo", comenta.

Para quem ingressa hoje pela primeira vez na comunidade do conhecimento, como a estudante de Arquitetura e Urbanismo Ana Luisa Scariot, os novos ares que a Unochapecó aspiram, estimulam a procura de novos sonhos. "Minhas expectativas são que o curso me ensine a ver os pequenos detalhes que as pessoas muitas vezes não conseguem observar. Que seja um curso dinâmico e que eu possa aprender também como aproveitar os espaços, a estética e a harmonia dos ambientes", conta.

Já para os estudantes que estão no último semestre dos curso, a ansiedade toma conta. A acadêmica de Publicidade e Propaganda, Thauane Rizzi, está se preparando para concluir a graduação e prevê um ano de muito trabalho e dedicação. "Sempre ouvi que o trabalho de conclusão de curso (TCC) é difícil e envolve muita energia, ainda mais para quem estuda e trabalha ao mesmo tempo. É o meu caso, mas quando se gosta do que faz as coisas sempre se encaixam".

A Universidade nos faz produzir uma série de metas para o futuro e essas expectativas, tanto para os novos alunos, quanto para os que já fazem parte dessa comunidade, podem até assustar. Mas não deixa de ser um empurrãozinho para as conquistas. De acordo com o professor Murilo, para lidar melhor com a ansiedade dessas mudanças, os jovens podem direcionar esse sentimento aos objetivos de vida. "É importante encontrar um equilíbrio para se sentir ansioso num bom sentido e usar isso para produzir coisas. Também é importante perceber se essa sensação causa algum desconforto, ao ponto de impedir de participar das atividades. Nesse caso, é aconselhável procurar ajuda", explica. Para isso, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional (Napi), localizado próximo à Livraria Universitária, está preparado para acolher e auxiliar os acadêmicos que precisarem de apoio.

De toda forma, os diversos sentimentos despertados durante a graduação são experiências únicas e singulares. Em alguns momentos parecerá difícil, mas todo o conhecimento, reflexão e amizades feitas ao longo do ano serão os presentes mais importantes nesse universo de possibilidades chamado Universidade.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro