Close Menu

Busque por Palavra Chave

Encontros da Secretaria da Saúde estimulam qualidade de vida dos xaxinenses

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/02/2018 14:41 - Atualizado em 23/02/2018 14:50
Pacientes e familiares recebem orientações da equipe multidisciplinar (Foto: Prefeitura de Xaxim) Pacientes e familiares recebem orientações da equipe multidisciplinar (Foto: Prefeitura de Xaxim)

Orientar e promover a saúde preventiva dos xaxinenses. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Xaxim realiza os grupos de Cuidadores, Hiperdia, e grupos de terapias alternativas: Yogaterapia; Reiki e Massagem Relaxante, além do Grupo das Agentes de Saúde com Yogaterapia uma vez por mês para todos os agentes comunitários de saúde do município.

Os grupos são realizados com pacientes, cuidadores e familiares uma vez a cada mês e as terapias complementares atendem semanalmente xaxinenses que sofrem com dores crônicas, depressão e outros agravos de saúde. As atividades mensais são realizadas no Grupo de Convivência do Idoso Aconchego. Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, o objetivo principal dos grupos e das terapias alternativas é cumprir com a missão do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) que é a de ampliar o cuidado com a saúde dos munícipes.

“Os grupos mensais são desenvolvidos para proporcionar mais qualidade de vida e também acompanhamento dos pacientes a fim de monitorar o quadro de saúde e oferecer mais orientações sobre o agravo da diabetes e hipertensão. Já as terapias alternativas buscam ofertar alívio das cores crônicas, melhorar a autoestima e aliviar, ainda, o estresse e as tensões destes pacientes que sofrem com dores crônicas ou enfrentam problemas como a depressão”, frisou.

Nos grupos mensais e na realização das terapias alternativas, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde também estimulam os pacientes a manter hábitos saudáveis e praticar atividades físicas. “Cuidar das pessoas é o objetivo do prefeito Lírio e do Vice Adriano e buscamos, junto com todos os nossos servidores da Saúde, desenvolver um trabalho de qualidade e humanizado a todos os xaxinenses, tanto pacientes como seus cuidadores e, ainda, os profissionais da saúde”, finalizou o secretário Davi.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro