Close Menu

Busque por Palavra Chave

Promotor Diego Barbiero vai à Câmara e pede instalação de DPCAMI em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/03/2018 16:31 - Atualizado em 07/03/2018 16:45
Promotor Barbiero participou da sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (06) - Foto: Axe Schettini/LÊ Promotor Barbiero participou da sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (06) - Foto: Axe Schettini/LÊ

Celebrado nesta quinta-feira (08), o Dia Internacional da Mulher, terá atividades realizadas Conselho da Mulher, Departamento Municipal da Mulher e demais parceiros na Praça Frei Bruno, em Xaxim. O Poder Legislativo será apoiador do evento.

O Conselho irá desenvolver duas ações pontuais, sendo que uma delas é uma audiência com o prefeito Lírio Dagort, às 10h, a fim de tratar sobre o desenvolvimento de políticas para as mulheres de Xaxim. À tarde, mais precisamente às 15h, outra reunião está agendada com o delegado de Polícia Civil Fernando Callfass, para discutir sobre o espaço de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica na nova delegacia.

Recentemente, a Promotoria de Justiça da Comarca apresentou dados alarmantes da violência doméstica no município. Segundo o promotor de Justiça, Diego Barbiero, de janeiro de 2014 a julho de 2017, 304 ocorrências de violência doméstica foram registrados na Comarca de Xaxim (que atende Lajeado Grande, Marema e Entre Rios), contudo, 90% dos casos ocorreram em Xaxim. A média nesses três anos e meio é de uma ocorrência a cada dia três dias.

No ano de 2017, conforme dados da Delegacia de Polícia Civil de Xaxim, de janeiro a dezembro, o departamento recebeu 147 denúncias de casos de violência doméstica que viraram inquérito; através do 180 foram, oito casos de denúncias anônimas, além de 135 casos de mulheres que foram até a Delegacia registraram ocorrência, mas não seguiram com o processo. Ou seja, um total de 282 casos de violência doméstica em Xaxim.

Legislativo solicita instalação de DPCAMI em Xaxim

Na próxima semana, alguns vereadores estarão viajando a Florianópolis, onde participarão de um Congresso e na oportunidade, em visita a Secretaria de Estado da Segurança Pública, estarão entregando uma moção solicitando a instalação de uma Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) no Complexo de Segurança Pública, em Xaxim.

A sugestão e pedido partiu do promotor de Justiça, Diego Barbiero, que estava acompanhando a transmissão pelas redes sociais e devido a relevância do assunto foi à Câmara de Vereadores para contribuir com ideias e informações. Conforme explicou Barbiero, realmente o município possui um alto índice de casos, contudo, a proteção e amparo que tem sido fornecido às mulheres, pela Secretaria da Assistência Social, Secretaria da Saúde e demais órgãos, podem ter incentivado às mulheres a perderem o medo e denunciar.

Barbiero salientou que municípios do mesmo porte que Xaxim, como São Joaquim, Joaçaba e Xanxerê possuem uma DPCAMI. “Por que a nossa cidade não pode contar com esse serviço especializado para a melhoria do atendimento às mulheres?, indagou o promotor.

Além da assinatura dos vereadores, a moção também contará com o apoio do Conselho dos Direitos da Mulher e demais órgãos.

LEIA TAMBÉM:

Delegados reivindicam Centro de Investigação de crimes contra mulher em Xaxim


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro