Close Menu

Busque por Palavra Chave

Ministro da Agricultura ressalta potencial do agronegócio catarinense em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/03/2018 11:39 - Atualizado em 09/03/2018 11:40
Os presidentes da Aurora e Cooperalfa, Mário Lanznaster e Romeo Bet, respectivamente, participaram do encontro com Blairo Maggi (Foto: Jeferson Baldo/Secom) Os presidentes da Aurora e Cooperalfa, Mário Lanznaster e Romeo Bet, respectivamente, participaram do encontro com Blairo Maggi (Foto: Jeferson Baldo/Secom)

O governador Eduardo Pinho Moreira e lideranças do agronegócio da região Oeste se encontraram com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, na noite desta quinta-feira (08), no Hotel Lang, em Chapecó. Maggi está em Santa Catarina para acompanhar, nesta sexta-feira (09), o projeto de modernização de procedimentos de fiscalização e controle de abate na BRF e conferir o trabalho da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia.

“Santa Catarina é um dos principais estados do agronegócio, principalmente na transformação da proteína vegetal em proteína animal. O Estado tem muita atenção por parte do Governo Federal, pois é daqui que sai boa parte da nossa balança comercial. SC faz a sua parte”, afirmou o ministro, justificando por que é tão importante acompanhar o trabalho feito no Estado.

O governador lembrou que muito do sucesso de Santa Catarina deve-se a seu status sanitário como zona livre de peste suína clássica e de febre aftosa sem vacinação. Estas certificações internacionais garantem a excelência sanitária do rebanho catarinense e demonstram o rigor ao qual os produtos catarinenses são submetidos.

Eduardo Pinho Moreira ainda reforçou a importância da visita do ministro no Estado, especialmente após a Operação Trapaça, um desdobramento da Operação Carne Fraca. O governador ressalta que, no Estado, apenas uma indústria que produz ração e um laboratório estão sob investigação, sem comprometer os frigoríficos da BRF que atuam com carne de frango.

“O ministro tem tido muita agilidade nas questões que são vitais para a economia catarinense. A sua presença aqui neste momento mostra isso. Ele fez contato antecipadamente com as embaixadas dos países importadores, de forma que a operação não tenha interferência no agronegócio catarinense e dos demais estados”, explicou.

Maggi não acredita que haja prejuízo por conta da operação. “Ela teve um foco específico e um momento específico, e estamos dando as respostas para o mercado mundial e países que são nossos compradores. Nós nos antecipamos aos fatos e mandamos as mensagens devidas. Até agora não temos nenhum sinal que a situação ficará ruim”, explicou. O Ministério da Agricultura reforça que não há motivos para preocupação ao consumir carne de frango. Ela não oferece riscos à saúde, desde que conservada e preparada de forma adequada.

Entre os presentes no encontro, estavam o presidente e vice-presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster e Neivor Canton, respectivamente, e o presidente da Cooperalfa, Romeo Bet.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro