Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeito Lírio Dagort prestigia inauguração do Cigerd em Xanxerê

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/03/2018 16:19
Inauguração do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres aconteceu nesta sexta-feira em Xanxerê (Foto: Prefeitura de Xaxim) Inauguração do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres aconteceu nesta sexta-feira em Xanxerê (Foto: Prefeitura de Xaxim)

O prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, prestigiou na manhã desta sexta-feira (09) a inauguração do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Xanxerê. A solenidade contou também com a presença do Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, de prefeitos e lideranças regionais, do coordenador Regional da Defesa Civil, Luciano Peri e, ainda, coordenadores municipais da Defesa Civil na região.

O Cigerd foi construído com nove módulos de aço galvanizado, totalizando cerca de 160 metros quadrados. É uma estrutura autossuficiente capaz de permanecer operacional em situações extremas. Foram disponibilizados equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. A estrutura que está instalada no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, às margens da BR-282, recebeu um investimento de cerca de R$ 800 mil.

Durante a solenidade, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli ressaltou que “o projeto vai resultar em uma resposta mais rápida para a população da Região e que o objetivo é interligar todo o Estado em uma estrutura onde a Defesa Civil irá trabalhar de forma integrada com as outras secretarias facilitando e direcionando as ações em crise”, frisou.

O objetivo do Centro Regional é integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios. “Esta estrutura trabalha em conjunto com as demais instituições para que possamos atender em uma situação de desastre, mas também possamos planejar e treinar em uma situação antes do evento, chamados de situação de prevenção e preparação”, explica o coordenador Regional da Defesa Civil, Luciano Peri.

O prefeito Lírio Dagort parabenizou o secretário Moratelli e o coordenador Regional Luciano Peri pela implantação do Centro que irá atender os munícipios da região. “Com esta estrutura os municípios terão mais respaldo num eventual desastre climático que venha ocorrer. Como estes centros modernos estão interligados com a base em Florianópolis, a gestão de crise será mais eficiente e, ainda, a resposta aos nossos munícipes será mais rápida”, enalteceu o prefeito Lírio.

O Cigerd Regional de Xanxerê atende 20 municípios da Amai e AMNOROESTE.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro