Close Menu

Busque por Palavra Chave

RESISTÊNCIA

Marema em busca do futuro coloca Executivo e Legislativo na responsabilidade

Vereadores Gilmar Toniazzo, Vitalino Batistella e Nélio Baú na Redação do LÊ NOTÍCIAS (Foto: Axe Schettini/LÊ) Vereadores Gilmar Toniazzo, Vitalino Batistella e Nélio Baú na Redação do LÊ NOTÍCIAS (Foto: Axe Schettini/LÊ)

Um projeto de iniciativa do prefeito de Marema, Adilson Barella, gerou polêmica entre os vereadores que compõe a Câmara daquela comunidade, quando, com ousadia de fazer, talvez, o maior investimento que se tem notícia da história local, com valor bruto de R$ 2.698.095,00. Ao enviar o projeto para aprovação do financiamento, o presidente da Câmara Nélio Baú, assinou o requerimento de autoria do vereador Vitalino Batistella, com os demais membros da Casa, para que o Chefe do Executivo aponte os motivos do financiamento e quais as obras que deverão ser realizadas.

A equipe do jornal LÊ NOTÍCIAS foi conhecer de perto qual é o posicionamento dos moradores do município, principalmente aqueles que moram em ruas que poderão ser beneficiadas com projeto “Avançar Cidades”, do Ministério das Cidades, que motivou a o setor da prefeitura a elaborar o documento para apreciação dos membros do Legislativo.

Segundo o presidente da Câmara, o prefeito enviou e retirou o documento e até agora não reenviou novamente com as alterações que havia estabelecido. “Nós estamos aguardando para que o prefeito venha com as modificações do texto e com as alterações no projeto para que possamos discutir se, de fato, vale a pena garantir este financiamento”, lembrou Baú.

Ainda na semana passada, os vereadores foram à Redação do LÊ para expor os motivos e encontrar um entendimento para que “o prefeito possa nos apresentar a defesa deste projeto que a gente entende ser importante para nosso desenvolvimento, mas para isso precisamos entender ele melhor”, reiterou.

Acompanhado do setor de assessoria da Câmara, disse-se preocupado porque entende que a comunidade pensa que eles estão contra o projeto. “Nós só queremos discutir melhor a viabilidade e se de fato é necessário fazer um financiamento tão grande para que seja pago pelos próximos prefeitos e não na atual gestão”, pontuou acompanhado dos demais, em Xaxim.

Os vereadores emitiram uma Nota Oficial onde afirmam que, como o prefeito Barella enviou o projeto apenas no dia 15 de dezembro de 2017, exatamente no dia em que se encerra o ano legislativo, foi convocada uma sessão extraordinária no dia 21 de dezembro, onde os vereadores discutiram o projeto, mas entenderam que era necessário avaliar, o que eles chamam de “Projeto Milionário”, somente nas primeiras sessões de 2018. “Nós queremos o melhor para nossa gente e esperamos que o prefeito envie novamente o projeto para que possamos estudar melhor”, finalizou.

Ao lado do presidente, estão todos os demais vereadores que, cobrados pelas comunidades beneficiadas para aprovarem o projeto, sonhando com o asfalto em suas ruas, querem discutir melhor os rumos do financiamento. Tanto o autor Batistella, quanto os demais que subscrevem o requerimento do legislativo, isto é, Tiago Sinski, Osmar Pagliari, Pedro Alderi Boin, Gilmar Toniazzo, Leandro Nespolo, Everton Zilli e Daniela Pasini, desejam que Adilson e sua equipe de governo reenvie o projeto para análise.

O prefeito manifestou que tem o maior e profundo respeito pelos vereadores e busca em cada um deles a sensibilidade para aprovar o projeto. “Nós somos uma comunidade simples, trabalhadora, com gente de bem. Todos aqui nos conhecemos bem e sabemos das necessidades da nossa gente. Retirei o projeto para avaliar e melhorar ainda mais para ser aprovado. Nossa gente quer e tem dado o apoio pleno para a realização. Nós somos pessoas responsáveis e temos que acreditar em nós mesmos. Não é um projeto para os prefeitos do futuro, mas para a nossa gente do presente que precisa da nossa atenção. Nós, daqui de Marema, dependemos apenas de Deus e de nós mesmos. O futuro está neste projeto e nas nossas decisões positivas e todos nós precisamos desta aprovação. Sei que os vereadores estão do lado do povo e vão aprovar para que todos possam ter qualidade de vida”, disse por telefone Adilson Barella.

Ainda, o prefeito não disse a data que vai enviar o projeto, mas afirmou que vai chamar os vereadores para uma conversa amigável e aberta.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro