Close Menu

Busque por Palavra Chave

Debates Sociais | As semelhanças de Stephen Hawking e Marielle Franco

Por: Axe Schettini
16/03/2018 13:19 - Atualizado em 27/06/2022 14:47

A quarta-feira (14) ficará marcada na história do Brasil e do mundo. Dois grandes acontecimentos foram registrados, o primeiro em Cambridge, no Reino Unido, e o segundo no Rio de Janeiro (RJ). Ambos os casos podem parecer distintos, mas as figuras principais possuem grande semelhança: a luta pelo desenvolvimento e crescimento do mundo e das pessoas.

Stephen Hawking foi um dos maiores cientistas da história da humanidade, sendo equiparado com Albert Einstein, devido aos seus grandiosos estudos dedicados à cosmologia teórica e gravidade quântica, sendo um dos ícones quando se fala em teorias sobre os buracos negros.

Marielle Franco, vereadora pelo Rio de Janeiro, negra, periférica e mulher que representava o violento Complexo da Maré, não era uma personalidade política popular no Brasil, mas, após sua morte, seu nome tomou conta dos maiores jornais do mundo, como The New York Times, The Washington Post e The Guardian, apenas para citar alguns.

Assassinada juntamente com seu motorista, Anderson Gomes, a vereadora havia recentemente denunciado uma possível milícia formada por policiais militares na comunidade do Acari e era contrária a intervenção federal que tomou conta do Rio de Janeiro.

A comparação entre o físico e a vereadores pode ser difícil de entender, mas a luta por uma sociedade mais próspera, igualitária e com maiores oportunidades eram bandeiras de ambos, cada qual em sua realidade. Hawking estudando para a evolução da ciência e consequente crescimento social, e Marielle lutando pelos menos favorecidos, que precisam de instrução e apoio da transformar a sociedade num lugar melhor para viver.

As maiores realizações da humanidade surgiram de conversas, e os maiores fracassos de não se conversar. Isso não precisa ser assim”, disse Stephen Hawking em um anúncio em 1994, inspirando David Gilmour na canção ‘Keep Talking’ no álbum The Division Bell.


Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro