Close Menu

Busque por Palavra Chave

Desafio acadêmico

Projeto da Unochapecó premia ideia inovadora com viagem ao exterior

Por: LÊ NOTÍCIAS
11/04/2018 15:03
Equipes podem inscrever suas ideias do dia 16 a 30 de abril (Foto: Unochapecó) Equipes podem inscrever suas ideias do dia 16 a 30 de abril (Foto: Unochapecó)

Mais do que incentivar projetos institucionais, o Desafio do Conhecimento, lançado este mês pela Unochapecó, proporciona crescimento pessoal e profissional aos acadêmicos envolvidos. Aberto a todos os cursos da Instituição que têm interesse em participar, o projeto tem como proposta estimular os estudantes a criarem soluções inovadoras para a comunidade em geral ou acadêmica. As inscrições iniciam dia 16 de abril e ficarão disponíveis até dia 30 do mesmo mês. A equipe que apresentar a melhor ideia será premiada com uma viagem internacional.

O Desafio é dividido em quatro fases. A primeira, refere-se a seleção dos cursos que participarão da ação, de acordo com proposta e dados apresentados. Em seguida, na segunda etapa, acontece a seleção dos melhores projetos, realizada internamente por cada curso classificado na primeira fase, conforme edital próprio. Na fase três, as 10 melhores propostas institucionais serão classificadas e cada uma receberá três mil reais para os acadêmicos subsidiarem os custos do projeto. Por fim, uma das propostas é selecionada. O curso vencedor é premiado com uma viagem internacional de uma semana, para Boston ou São Francisco (EUA), Lisboa ou Porto (Portugal) ou Barcelona (Espanha). O objetivo é adquirir experiências acadêmicas no exterior.

De acordo com o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, é um projeto desafiador que pretende mobilizar a Instituição em torno da ampliação da aprendizagem. "O Desafio do Conhecimento vem com o intuito de promover uma integração dos nossos acadêmicos, em um contexto de atuação multidisciplinar, com foco na inovação. Junto com este objetivo, está a estratégia de incentivarmos nossos estudantes, a partir da graduação, na busca de soluções para a sociedade", pontua.

Sobre o projeto

Para participar os cursos devem apresentar uma proposta e enviar os dados completos, além de definir um tema. As ideias podem abranger áreas de interesse do próprio curso, assim como assuntos institucionais referentes, por exemplo, a melhoria da qualidade acadêmica, assuntos comunitários, internacionalização, inovação ou smart campus.

Ao todo, cinco critérios serão avaliados e cada um valerá de um a 10 pontos. São eles: excelência do projeto quanto à qualidade, objetivo, inventividade e inovação, bem como a possibilidade de transformação em produto, processo, organização e/ou negócio; aderência ao tema proposto pelo curso; consistência no embasamento técnico/teórico, associado a um avanço do estado da arte do problema suscitado; presença de no mínimo uma organização da sociedade interessada no resultado; capacidade de ganho de grande divulgação entre os meios de comunicação e a sociedade em geral. O resultado da avaliação será divulgado no site da Unochapecó.

Os projetos inscritos deverão obrigatoriamente nascer a partir da busca de uma solução ainda inexistente. Ou seja, não poderão concorrer ao prêmio, projetos que já estejam em fase de elaboração. A fase de escolha dos cursos acontece do dia 2 a 14 de maio. Do dia 20 a 24 de agosto, serão selecionados os projetos de cada curso. A fase de escolha dos projetos institucionais será realizada do dia 10 a 24 de outubro. A etapa final para a seleção do projeto vencedor acontece de 26 a 30 de novembro. Mais informações estão disponíveis no edital do Projeto.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro