Close Menu

Busque por Palavra Chave

Projeto xaxinense Odonto Bebê é reconhecido em Santa Catarina

Por: LÊ NOTÍCIAS
27/04/2018 16:57
Projeto atende crianças na faixa etária de zero a seis anos (Foto: Prefeitura de Xaxim) Projeto atende crianças na faixa etária de zero a seis anos (Foto: Prefeitura de Xaxim)

A qualidade e a efetividade do Projeto Odonto Bebê, da Secretaria da Saúde de Xaxim, foram reconhecidas na 1ª Mostra Catarinense Aqui Tem SUS – 2018. Entre 133 trabalhos inscritos na temática Atenção Básica, o projeto xaxinense está entre os 17 selecionados para o 68º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS-SC, que será realizado em no Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nês, em Chapecó, entre os dias 02 e 04 de maio.

De acordo com a cirurgiã-dentista e idealizadora do Odonto Bebê, Caroline Bianchin, a 1ª Mostra Catarinense Aqui Tem SUS – 2018 recebeu a inscrição de 203 trabalhos de 72 municípios do Estado. Somadas as categorias, 40 trabalhos foram pré-selecionados para apresentação no 68º Congresso do COSEMS-SC e, destes, somente 21 seguirão para a etapa nacional em Belém (Pará).

Mesmo com a acirrada disputa, Caroline e a colega Sabrina Marchetti, também cirurgiã-dentista da Secretaria da Saúde Xaxim, estão confiantes na classificação do Odonto Bebê, que foi o único pré-selecionado em toda a região da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai). “O projeto visa a odontologia preventiva, o que diminui a incidência de cáries e insere o profissional no núcleo familiar, no ensino e na motivação da higienização bucal desde os primeiros meses de vida da criança. A implantação tem apresentado resultados satisfatórios ao melhorar o processo de interação das família com as equipes das ESFs e isso foi reconhecido pela 1ª Mostra Catarinense”, destacou Caroline.

De acordo com Sabrina, “desde a implantação do projeto foram atendidas 150 crianças e, ao longo dele, somente três apresentaram cáries, o que demonstra sua efetividade. A atenção dada às crianças proporciona uma melhor qualidade de vida às famílias e ao município como um todo. É uma grata satisfação ver que esse trabalho foi reconhecido e que, se formos classificados para a etapa nacional, poderemos ganhar verba para melhorar ainda mais os atendimentos e a abrangência”.

ODONTO BEBÊ

O Projeto Odonto Bebê foi implantado nas Estratégias da Saúde da Família (ESF) do município de Xaxim no início do ano de 2016, desde então prestou atendimento a 150 crianças na faixa etária de zero a seis anos, e segue em andamento.

Para que seja possível proporcionar os benefícios do Odonto Bebê às famílias de Xaxim, há o envolvimento entre todos os profissionais da ESF – agentes comunitários de saúde, equipe de enfermagem, equipe odontológica e médicos – na busca e identificação das crianças recém-nascidas, a fim de informar a importância dos cuidados precoces da saúde do bebê aos pais.

Logo após o nascimento, os bebês já são encaminhados para o primeiro atendimento odontológico para que os pais aprendam como realizar a limpeza bucal de seus filhos após cada mamada. Além disso, eles também são orientados sobre o uso de bicos e mamadeiras e recebem um kit de higiene com dedeira de silicone para o bebê, escova dental, fio dental e creme dental.

Aos seis meses de idade, aproximadamente, com o aparecimento dos primeiros dentinhos, ocorre a segunda consulta. Em seguida, a cada três ou seis meses os responsáveis devem levar a criança para acompanhamento no consultório até os seis anos de vida.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro