Close Menu

Busque por Palavra Chave

Projeto xaxinense é apresentado em congresso estadual realizado em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
02/05/2018 16:51
Comitiva xaxinense foi a Chapecó defender Projeto Odonto Bebê (Foto: Prefeitura de Xaxim) Comitiva xaxinense foi a Chapecó defender Projeto Odonto Bebê (Foto: Prefeitura de Xaxim)

O município de Xaxim apresentou na tarde desta quarta-feira (02) o Projeto Odonto Bebê, da Secretaria da Saúde de Xaxim, no 68º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS-SC. Classificado na 1ª Mostra Catarinense Aqui tem SUS – 2018, sendo um dos 17 escolhidos entre os 133 trabalhos inscritos na temática Atenção Básica, o Odonto Bebê busca agora a classificação para a etapa nacional em Belém do Pará.

O 68º Congresso do COSEMS-SC iniciou nesta quarta-feira (02) e segue até sexta-feira (04) no Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nês, em Chapecó, quando será realizada a divulgação dos trabalhos classificados para a próxima etapa. Nesta, 40 iniciativas estão sendo expostas e, destas, somente 21 seguirão para a próxima fase.

Para representar o município de Xaxim e expor o método do Odonto Bebê, o secretário da Saúde, Davi Provenzi Machado, foi a Chapecó acompanhado pela enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Soleni Vanzella; pela responsável pelo Setor de Controle, avaliação e auditoria da Secretaria Municipal da Saúde, Estela Marisa Specht; pela cirurgiã-dentista e idealizadora do Odonto Bebê, Caroline Bianchin; e pela cirurgiã-dentista Sabrina Marchetti.

ODONTO BEBÊ

O Projeto Odonto Bebê foi implantado nas Estratégias da Saúde da Família (ESF) do município de Xaxim no início do ano de 2016, desde então prestou atendimento a 150 crianças na faixa etária de zero a seis anos, e segue em andamento.

Para que seja possível proporcionar os benefícios do Odonto Bebê às famílias de Xaxim, há o envolvimento entre todos os profissionais da ESF – agentes comunitários de saúde, equipe de enfermagem, equipe odontológica e médicos – na busca e identificação das crianças recém-nascidas, a fim de informar a importância dos cuidados precoces da saúde do bebê aos pais.

Logo após o nascimento, os bebês já são encaminhados para o primeiro atendimento odontológico para que os pais aprendam como realizar a limpeza bucal de seus filhos após cada mamada. Além disso, eles também são orientados sobre o uso de bicos e mamadeiras e recebem um kit de higiene com dedeira de silicone para o bebê, escova dental, fio dental e creme dental.

Aos seis meses de idade, aproximadamente, com o aparecimento dos primeiros dentinhos, ocorre a segunda consulta. Em seguida, a cada três ou seis meses os responsáveis devem levar a criança para acompanhamento no consultório até os seis anos de vida.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro