Close Menu

Busque por Palavra Chave

MÉDICO E PREFEITO

Condenado e preso, Fonini deixou um legado profissional e político em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/05/2018 09:48
Médico reconhecido, Fonini também foi prefeito de Xaxim entre 1997 e 2004 (Foto: Arquivo/LÊ) Médico reconhecido, Fonini também foi prefeito de Xaxim entre 1997 e 2004 (Foto: Arquivo/LÊ)

Amado por muitos e respeitado por tantos outros, o ex-prefeito de Xaxim, Cezar Fonini, que foi preso na última sexta-feira (04), deixou um grandioso legado municipal, inclusive na Medicina, onde salvou centenas de famílias, muitas vezes até atendendo gratuitamente. Campeão de votos, a prisão do médico, que está encarcerado na Penitenciária de Chapecó, tem mexido com o âmago de muitos xaxinenses que se manifestam nas redes sociais, defendendo a história que Fonini deixou como chefe do Executivo e também como obstetricista, realizando inúmeros partos em toda sua carreira.

Esposo da vereadora Lula Fonini, o ex-prefeito, embora condenado a oito anos e dois meses de prisão, inicialmente em regime fechado, tem sido defendido por pessoas, que inclusive falam que sua pena deveria ser convertida por trabalhos na área da Saúde. “Para ver como a nossa Justiça é falha! Não estou defendendo! Estou questionando! Pois analisemos juntos, em vez de prenderem ele, por que não o condenam a servir na saúde municipal pelo mesmo período da pena? Quantas e quantas famílias não têm condições de pagar uma consulta particular? Então em vez de prendê-lo, por que a Justiça não o condena a servir a população fazendo o que ele sabe fazer muito bem, que é atender pessoas doentes?”, disse o xaxinense Dilmar Simon, através do Facebook.

Diante da repercussão em defesa de Fonini, o LÊ NOTÍCIAS realizou um levantamento do legado deixado em Xaxim durante suas duas gestões, de 1997 a 2004. A chegada de grandes empresas e a criação do Plantão 24h em Xaxim são marcas da primeira gestão de Fonini. Também, o médico enfrentou a crise do frigorífico Chapecó Avícola, que era a maior empresa do município.

Em entrevista ao LÊ NOTÍCIAS em 2015, o primeiro prefeito a ser reeleito em Xaxim contou sobre os anos de dificuldade enfrentados pelos xaxinenses em busca de emprego e os esforços da prefeitura para levá-los até onde estavam as oportunidades de trabalho. Na época, o ex-prefeito disse que os reflexos de seu mandato continuam sendo sentidos, pois depois de grande esforço, Xaxim tornou-se promissor na oferta de empregos.


LEIA TAMBÉM:

Ex-prefeito Cezar Fonini é preso em Xaxim por crime cometido em 2004


Com a crise avícola, o número de desempregados saltou, fazendo com que os xaxinenses fossem a outros municípios para trabalhar. “Tínhamos muita mão de obra e pouco emprego. Garantir a chegada dos xaxinenses aos empregos em outros municípios através do transporte coletivo foi uma das soluções encontradas para aliviar o sofrimento das pessoas até que os empregos voltassem”, disse em entrevista ao .

Para garantir o trabalho e o retorno para o crescimento do orçamento municipal, Fonini e a equipe construíram duas áreas industriais e trouxeram ao município empresas como a Macro Economia, Rafitec e Tronic. Na época, o recurso da prefeitura era de aproximadamente R$ 450 mil por mês, sendo que do montante, entre 35% e 40% eram investidos em folhas de pagamento e o restante era investido em obras. “Não tínhamos muita gente empregada, por isso o gasto com as folhas não era exorbitante. Até 40% ao mês a prefeitura ainda sobra para fazer investimentos, depois disso a situação começa a apertar”.

O fechamento do Hospital Frei Bruno foi outra aflição enfrentada por Fonini. “Reunimos vários empresários e conseguimos reabrir a unidade que funciona até hoje. Um município sem hospital é uma tristeza. As pessoas estavam muito descontentes”.

A compra de área de terra na linha Colorado e criação do aterro sanitário é uma das obras lembradas com maior apreço por Fonini. “Ouvia-se falar muito da falta de um lixão, por isso compramos o espaço e nunca mais se ouviu falar disso, além de render empregos e favorecer a população”, disse ao em 2015.

A construção de trevos na BR-282, da Casa Familiar Rural e do local que abriga o Pelotão da Polícia Militar são outras grandes obras do mandato. Reformas em colégios como o Custódio de Campos, Gomes Carneiro e Neusa Massolini; canalização no Centro que, até então, alagava constantemente e a construção de um pavilhão na Vila Diadema, são outras marcas do Governo Fonini, que salientou a criação do primeiro Plantão 24h dentro de um posto de Saúde do Brasil. “Tenho orgulho do que fiz nos oito anos que servi dentro da prefeitura. Fiz minha parte e tenho certeza de que ajudei muita gente”.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro