Lê Notícias - Xaxim - Professor de Xaxim publica Tese de Doutorado...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

BIBLIÓFILO

Professor de Xaxim publica Tese de Doutorado como livro sobre uma nova Teoria da Justiça

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/05/2018 09:59 - Atualizado em 11/09/2019 16:08
Paulo Henrique Teston, doutor pela Università Degli Studi di Roma TRE, publicou o livro "Justiça a-vir", nesta semana. (Foto: Axe Schettini/LÊ) Paulo Henrique Teston, doutor pela Università Degli Studi di Roma TRE, publicou o livro "Justiça a-vir", nesta semana. (Foto: Axe Schettini/LÊ)

Por Vitória Schettini

Um entusiasta do Direito e estudioso da área, o professor xaxinense Paulo Henrique Teston publicou seu primeiro livro, resultado de três anos e meio de estudo, quando foi à Europa para se tornar doutor em Direito, na Università Degli Studi di Roma TRE. O livro intitulado de “Justiça a-vir” (tradução do termo em italiano “Giustizia a-venire”), foi publicado pela editora Lumen Juris, que é reconhecidíssima no Direito. A reportagem do LÊ NOTÍCIAS conversou com o Dr. Paulo Henrique Teston, que relatou sobre o conteúdo da obra, escrito em 300 páginas, sobre o conceito de Justiça, com base no pensamento de filósofos gregos e sobretudo, no filósofo franco-magrebino Jacques Derrida (1930-2004), intelectual que escreveu cerca de cem livros, nos quais não especifica o conceito de Justiça.

Com fluência em inglês, italiano e espanhol, além de ler e compreender textos em grego arcaico, latim e francês, Teston teve a tese de doutorado “Justiça a-vir” aprovada pela banca formada por cinco doutores e mais o orientador em junho de 2017. O conteúdo aborda sobre o que é, de fato, a Justiça, e como ela pode ser pensada e trabalhada. Conforme Teston, o Direito é uma possibilidade para se chegar a uma Justiça que, paradoxalmente, não chega nunca. “O Direito é possibilidade imanente manifestada, enquanto que a Justiça é possibilidade transcendente imanifesta. Não se é possível tatear a Justiça. Podem questionar para quê, então, ela serve. A resposta é: para que nunca se pare de ser perscrutada”, destaca.

Para que pudesse ser orientado por Eligio Resta, um dos homens mais respeitados do mundo do Direito – principalmente quando assunto é sobre o Direito e a Fraternidade –, Teston passou a estudar pensadores não tão convencionais, como Jacques Derrida e Gilbert Simondon. Em meio aos estudos do doutorado na Itália, o doutor Teston foi aos Estados Unidos, onde teve aulas com outro grande estudioso, o professor Pasquale Pasquino, da New York University, conhecido como último aluno do filósofo francês Michel Foucault. Após um anos e meio de estudos em Roma, Teston rumou aos EUA e no terceiro ano escreveu sua tese, sendo então o último aluno do professor italiano Eligio Resta.

LIVRO

Após a tese aprovada e com o título de doutor, Paulo Henrique Teston a transformou em livro, publicado recentemente pela Editora Lumen Juris. Segundo ele, a obra é um resgate cronológico do significado de Justiça e de que maneira ela se concretiza. “Não há uma fórmula para isso e é o que a história desenha. A Justiça é uma construção e, no livro, eu apresento como se dá isso, que ponto ela começa e quando ela termina. Iniciei as leituras sobre o assunto com apoio e auxílio de Eligio Resta, inclusive com estudos em livros que não possuem tradução do português. Em uma dessas leituras, eu acabei me interessando quando citava o brilhante filósofo holandês Baruch Espinoza”, explica.

Teston afirma, ainda, que o conteúdo da obra é sobre uma nova teoria da Justiça. “Inicia-se por volta 600 a. C. e venho explicando até hoje, citando os pensamentos dos antigos filósofos gregos, como Platão, Xenófanes, Demócrito, entre outros, como Heráclito e Anaximandro. Inclusive, o livro começa com a Sentença de Anaximandro: uma escrita presente em um jarro de barro onde havia duas frases, uma delas fora decifrada e falava sobre Justiça. A partir disso, eu desenho toda a história do conceito de Justiça e elabora uma nova teoria sobre o que é Justiça e o que ela pode vir a ser”, explica, lembrando que “há dois tipos de Justiça, uma imanifestada, que é um ideal a ser seguido como um horizonte que nunca chega; e a Justiça manifestada, que é uma construção, constrói-se permanentemente. Para essa análise, eu parto da origem de cada palavra, de cada símbolo (...)”.

VENDA

O livro pode ser adquirido no site da editora, pelo lumenjuris.com.br e em formato de e-book pela Amazon. Alguns livros da 1ª edição podem ser comprados com Paulo Henrique Teston através de uma doação, no valor de R$ 50,00, para a Apae, a ONG Salva e Voluntários Amigos dos Bichos. “Se o comprador for de fora da região, desde que a pessoa me comprove com foto, entre em contato comigo, que enviaremos. Se for em Xaxim, eu entrego pessoalmente. Com o dinheiro, será feita a aquisição de remédios, alimentação e castração para animais, além de cestas básicas para as pessoas carentes”, finaliza Teston.

FORMAÇÃO

Estudar nunca foi problema para Teston, que concluiu o ensino médio no Colégio Marista São Francisco, em Chapecó, e aos poucos pegou cada vez mais gosto pelos livros. “Aos 17 anos, eu li um livro do complexo filósofo Friedrich Nietzsche e fiquei interessado em saber mais sobre ele. Desde então, eu não parei mais”, ressalta. Paulo Henrique tem 29 anos, é formado em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), tem mestrado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em 2017, conquistou o título de doutor na Università Degli Studi di Roma TRE.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Maio
Câmara Floripa
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro