Close Menu

Busque por Palavra Chave

Profissionais de saúde de Chapecó participam de capacitação sobre urgência e emergência

Cerca de 60 profissionais foram capacitados, os quais atuam no Ambulatório de Lesões de Pele da Secretaria de Saúde de Chapecó (Foto: Prefeitura de Chapecó) Cerca de 60 profissionais foram capacitados, os quais atuam no Ambulatório de Lesões de Pele da Secretaria de Saúde de Chapecó (Foto: Prefeitura de Chapecó)

O atendimento de urgência e emergência é essencial para manutenção da vida, tornando-se necessário a capacitação e a educação continuada das equipes de saúde em todos os âmbitos da atenção. Por isso, na terça-feira (05) aconteceu, no auditório da Prefeitura, uma capacitação para cerca de 60 profissionais que atuam no Ambulatório de Lesões de Pele da Secretaria de Saúde de Chapecó. A capacitação foi realizada pelo Sargento Valter Luciano Huning, do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó, com o objetivo de dar melhor qualidade e resolutividade nos atendimentos junto aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS.

De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Lesões de Pele, Claudia Polippo, devido ao crescente aumento no número de atendimentos de urgência e emergência, gerados pelos “acidentes” de trânsito, violência e doenças das mais variadas etiologias, sobretudo cardiovasculares, surge a necessidade de um atendimento rápido e especializado para prestar os primeiros socorros a estes doentes de traumas e males súbitos, ainda na cena do fato.

Claudia comenta ainda que para promover este atendimento, são necessários equipes de saúde, altamente qualificadas, mostrando que este cuidado reduz o número de óbitos e suas complicações atribuídas à ausência de socorro imediato e adequado. Ela diz que a Estratégia Saúde da Família e a Atenção Especializada tem como objetivo trabalhar principalmente a promoção e prevenção a saúde dos indivíduos e suas famílias, na perspectiva geográfica de uma área de abrangência. “Porém, situações de urgência e emergência podem ocorrer em qualquer local, sendo a unidade básica e/ou especializada a primeira porta de acesso do usuário a assistência à saúde”, enfatizou.

Além disso, Claudia destaca ainda que esse tipo de atendimento torna-se cada vez mais comum, tornando indispensável que os profissionais de saúde estejam preparados para essa abordagem. “Com essas capacitações, busca-se abordar a importância da atuação da enfermagem nas urgências e emergências, atuando com agilidade e umaabordagem humanizada no atendimento de pacientes adultos, pediátricos e idosos em situações de emergência e urgência”, finalizou.

AMBULATÓRIO DE LESÕES DE PELE

O Ambulatório de Lesões de Pele foi criado em 2008, pois constatou-seque havia uma demanda elevada de portadores de feridas em Chapecó. Evidenciou-se a necessidade de redirecionar o enfoque até então dado ao tratamento dos portadores de feridas. Verificou-se a necessidade de disponibilizar um padrão de abordagem multidisciplinar, para que uma assistência mais satisfatória ao portador de ferida fosse alcançada.

No Brasil, as feridas constituem um sério problema de saúde pública, devido ao grande número de doentes com alterações na integridade da pele, embora sejam escassos os registros desses atendimentos. A assistência e o tratamento do portador de ferida é dinâmico e deve acompanhar a evolução científico-tecnológica.

Tipo de lesões que são atendidas no ambulatório de lesões: Úlceras venosas, arteriais, lesões por pressão, mista, traumática, oncológicas, pé diabético, queimados, picada de animais peçonhentos, dentre outros. Além de todos os pacientes estomizados e urostomizados cadastrados no município. O ambulatório atende também os pacientes acamados que são deslocados com ambulância para receberem atendimento.

O Ambulatório de Lesões de Pele de Chapecó é referência como modelo em tratamentos de lesões para toda a região Sul do País. Vários secretários de saúde e enfermeiros já visitaram o serviço para conhecer o ambulatório e levar de modelo para seus municípios.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro