Após quatro meses preso, o deputado federal João Rodrigues (PSD/SC) publicou em seu Instagram, na manhã desta segunda-feira (11), uma fotografia, em seu gabinete em Brasília (DF), com a legenda “Deus é mais”. Visivelmente mais magro, o parlamentar estampa um sorriso, demonstrando a felicidade em deixar a prisão e poder despachar na Câmara dos Deputados a partir desta semana.
DECISÃO
Uma decisão liminar, assinada nesta quinta-feira (07) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, autorizou o deputado João Rodrigues (PSD) a exercer atividades parlamentares na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na mesma decisão, Barroso determina que o catarinense seja transferido para uma unidade compatível com o regime imposto a ele, o semiaberto.
REVIRAVOLTA
Em reunião na última terça-feira, a Mesa Diretora da Câmara determinou a perda do salário, cota parlamentar e apartamento funcional de João Rodrigues, além de mandar convocar o suplente dele, Edinho Bez (MDB), para a vaga. Apesar da decisão da Mesa, Rodrigues ainda aparece como um parlamentar com mandato válido no site da Câmara.
CONDENADO
Foi por determinação do próprio STF que João Rodrigues teve a prisão decretada em fevereiro. A pena de cinco anos e três meses de reclusão em regime semiaberto havia sido imposta pelo Tribunal Regional Federal (TRF-4) por fraude e dispensa de licitação quando era prefeito de Pinhalzinho.
O parlamentar também gravou um vídeo nesta manhã de segunda-feira, agradecendo o apoio dos amigos e afirmando que esta é sua primeira vitória na Justiça. Confira:
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro