Close Menu

Busque por Palavra Chave

Gelson Merisio fala em força do interior para manter equilíbrio entre as regiões catarinenses

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/06/2018 14:24
Merisio defende maior investimento no setor da tecnologia também fora da Grande Florianópolis (Foto: Assessoria) Merisio defende maior investimento no setor da tecnologia também fora da Grande Florianópolis (Foto: Assessoria)

Quem entrava no Parque da Efapi, em Chapecó, no evento que lançava o nome de Gelson Merisio como pré-candidato a Governador, lia em um grande telão “A força do interior”. Merisio, nascido em Xaxim, crescido em Xanxerê e depois em Chapecó, explicou que força é essa. “Pra quem é do interior, tudo sempre foi mais difícil. Sempre tivemos que nos virar sozinhos e sobreviver longe da estrutura do Estado. Mas foram justamente essas dificuldades que moldaram o nosso caráter. Aqui, quem não tem resistência para aguentar o repuxo, não se cria. E nós, meus amigos, nós aguentamos o tranco”.

E esse é o tom que Merisio tem trazido, de que agora é a vez do interior catarinense ter oportunidade de ampliar as suas vocações, em especial com um crescimento alinhado à inovação. Apesar da Capital ainda liderar o setor da tecnologia, por exemplo, várias outras cidades de outras regiões têm se destacado por iniciativas próprias. Joinville, Blumenau e Chapecó estão entre as cidades com maior concentração de Startups do país, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Mesmo sem os mesmos incentivos de Florianópolis, o empreendedorismo nas regiões fora do litoral se destaca. “Criatividade e inovação são vocações de Santa Catarina”, defendeu Merisio.

Na área de exportações, o interior também mostra sua força. A região Oeste, por exemplo, lidera o setor na produção agrícola e agropecuária do estado. O setor agroalimentar é quase metade dos produtos catarinenses exportados.

A região do Vale do Itajaí se destaca com sua a indústria têxtil, além de cristais finos e recentemente com os investimentos em indústria de softwares, com sedes próprias em Blumenau, e o segundo maior complexo portuário do país, na foz do rio. Já a região Sul sedia as principais fábricas de cerâmica de revestimento do Brasil.

Na região da Serra catarinense, destacam-se a indústria madeireira e papeleira, além é claro do potencial turístico que cresce a cada ano. Já o Norte abriga o mais importante parque industrial do estado. A cidade de Joinville sozinha é o terceiro maior polo industrial do Sul do Brasil, abrigando diversas empresas, inclusive a Fundição Tupy, a maior do mundo em seu segmento.

“Quem de nós não tem um pai, mãe, tios, avós, um bisavô que viveu ou vive nesse interior que habita o coração de todos nós? Onde o fogão a lenha está sempre aceso e a porta da casa sempre aberta para receber os amigos. Onde os vizinhos se ajudam e palavra dada é palavra dada, não se volta atrás. Esse interior está na alma de cada um de nós”, lembra Merisio.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro