Close Menu

Busque por Palavra Chave

MOMENTO DE CELEBRAÇÃO

Paróquia São Luiz Gonzaga comemora feriado em homenagem ao Padroeiro da Juventude

Por: LÊ NOTÍCIAS
20/06/2018 10:45 - Atualizado em 08/09/2022 20:57
Vitória Schettini/LÊ Frei Alex Ciarnoski explica sobre a origem e história da devoção a São Luiz Gonzaga em Xaxim Frei Alex Ciarnoski explica sobre a origem e história da devoção a São Luiz Gonzaga em Xaxim

Por Vitória Schettini

O dia 21 de junho é um dia especial em Xaxim. Todos os anos, o Dia de São Luiz Gonzaga é comemorado no município, pelo santo ser o padroeiro da cidade. Frei Alex Ciarnoski conta ao LÊ NOTÍCIAS sobre a história que envolve muita fé e crença, que iniciou há quase cem anos, quando os imigrantes italianos vieram para a região de Xaxim, trazendo São Luiz Gonzaga como padroeiro.

PROGRAMAÇÃO

A programação da festa inicia na quarta-feira (20), com a Celebração Ecumênica, às 18h30, que também comemora a 33ª Semana do Migrante, no salão paroquial. Após a celebração, haverá a confraternização, onde serão partilhados salgados, doces e frutas com os participantes. No feriado (21), às 08h30 e às 18h30, haverá missa em honra ao Padroeiro na Igreja Matriz. À tarde, haverá barracas com venda de quitutes para promover a convivência com a família e amigos.

No dia 23, sábado, ao meio-dia, serão vendidos assados e também massa agnolini (capeletti), mondongo e carne de porco assada. Às 19h, missa em honra ao Padroeiro e no dia 24, domingo, às 9h, inicia-se a caminhada das comunidades e bairros, com os banners de Nossa Senhora Aparecida e São Luiz Gonzaga até a Igreja Matriz, pedindo proteção contra o câncer e a violência. Às 10h, acontecerá a missa festiva na Praça Frei Bruno e como encerramento, ao 12h, almoço festivo com a tradicional churrascada.

HISTÓRICO EM XAXIM

Segundo o Frei Alex Ciarnoski, a data comemorativa de São Luiz Gonzaga, o padroeiro de Xaxim, está relacionada com ao processo migratório na cidade. “Quando os imigrantes italianos saíram do Rio Grande do Sul e vieram para cá, trouxeram da Europa, juntamente aos poucos pertences na bagagem, a vivência da fé e a devoção a São Luiz Gonzaga”, ressalta o Frei.

Nas palavras de Frei Alex, há três hipóteses: a sociológica, a religiosa, política, as quais explicam a instituição de São Luiz Gonzaga como padroeiro do município. “A sociológica trata da chegada dos casais jovens à região, nas décadas de 1920, 1930 e 1940, para começar a vida aqui e constituir família, por isso patrono da juventude. A hipótese religiosa remonta à situação do Rio Grande do Sul, na região de Casca, onde o padroeiro também é São Luiz e a terceira versão, que referencia a família Lunardi, sobretudo o nome de Luiz Lunardi, que começou a organizar a colonização da nossa região”, conta o Frei.

Ainda, ele ressalta que a criação da Paróquia São Luiz Gonzaga aconteceu quando todas as comunidades religiosas se reuniram, que seguiam a mesma orientação. “Cada paróquia escolheu um santo e uma santa e as comunidades católicas, com as lideranças que aqui estavam, optaram pelo nome de São Luiz Gonzaga, que é o primeiro padroeiro de Xaxim. A segunda é Nossa Senhora da Saúde, muito clamada naquela época por conta de alguns imigrantes que chegavam à região muito doentes”, finaliza o Frei.

SÃO LUIZ GONZAGA

São Luiz Gonzaga, o patrono da juventude, nasceu em 1568 e era primogênito do Marquês de Mântua, da família Castiglione, na Itália. O menino foi educado pela mãe e aos 12 anos, dedicava cinco horas diárias à oração.

Vencendo a oposição do pai, ele seguiu a vida religiosa e entrou para a Companhia de Jesus, em Roma, tendo como mestre São Belarmino, no ano de 1587. São Luiz renunciou ao título, à herança paterna e ao principado em favor de seu irmão, se dedicando inteiramente ao estudo e à oração. Em 1591, enquanto se preparava para se ordenar, se ofereceu para cuidar das vítimas da peste que assolava Roma, que também tirou sua vida.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro