Close Menu

Busque por Palavra Chave

Título de Cidadã Honorária de Chapecó será entregue à professora Maria Aparecida

A professora Maria Aparecida Lucca Caovilla será homenageada na próxima terça-feira (26), em Chapecó (Foto: Reprodução/Facebook) A professora Maria Aparecida Lucca Caovilla será homenageada na próxima terça-feira (26), em Chapecó (Foto: Reprodução/Facebook)

A Câmara Municipal de Chapecó realizará na próxima terça-feira, 26 de junho, homenagem à professora Maria Aparecida Lucca Caovilla, da Área de Ciências Humanas e Jurídicas da Unochapecó. Diante de proposição aprovada em plenário, apresentada pelo vereador Cleiton Fossá e que teve o apoio dos demais 20 legisladores do município, será entregue o título de Cidadã Honorária de Chapecó. O ato será realizado em sessão solene às 18h de terça-feira, no plenário do Legislativo Chapecoense.

Natural de Palmitos, a homenageada trabalha na educação superior há 23 anos e atua nas linhas de pesquisa que tratam sobre acesso à justiça, ensino jurídico, pluralismo jurídico, interculturalidade e constitucionalismo latino-americano. Tem graduação em Direito, especialização em Direito Processual Civil e em Docência na Educação Superior, mestrado em Direito e é doutora em Direito, Política e Sociedade.

Entre os argumentos para a homenagem está a trajetória profissional como advogada e educadora em favor do Direito e do ensino universitário das ciências políticas e jurídicas. O requerimento também cita a atuação em programas e movimentos sociais e sua contribuição “para o desenvolvimento de Chapecó”.

A PROFESSORA

Maria Aparecida iniciou o trabalho como advogada em Palmitos. Em 1992, ingressou em Chapecó no campus da Unoesc, atualmente Unochapecó, no Escritório Sócio-Jurídico e na docência. Hoje atua como docente do curso de graduação em Direito e no Programa de Mestrado em Direito.

Entre os cargos exercidos, estão: vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó (2012-2015); diretora da Área de Ciências Humanas e Jurídicas (2009-2011); coordenadora do curso de Direito (2004; 2008-2010); e coordenadora do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Cidadania e do Núcleo de Iniciação Científica Cidadania e Justiça. Também integrou o Conselho Universitário, é credenciada como avaliadora institucional e de cursos de Direito (e-MEC), vice-líder do Grupo de Pesquisa Cidadania, Justiça e Solidariedade, integrante do Projeto de Extensão Comunitária Jurídica e coordenadora de atividades acadêmicas do Doutorado Interinstitucional (UFSC/Unochapecó). Escreveu os livros “Descolonizar”, “O Direito na América Latina: o modelo do pluralismo e a cultura do bem viver” (2016) e “Acesso à Justiça e Cidadania” (2006).


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro