Close Menu

Busque por Palavra Chave

INICIATIVA

Projeto de xadrez `Xeque mate no quinto ano` incentiva alunos na EEB Neusa Massolini

Vitória Schettini/LÊ Alunos da EEB Neusa Massolini se reuniram na área coberta da escola para aprender as regras do xadrez Alunos da EEB Neusa Massolini se reuniram na área coberta da escola para aprender as regras do xadrez

Por Vitória Schettini

Na manhã desta quarta-feira (18), os alunos do 5º ano da Escola de Educação Básica Neusa Massolini, de Xaxim, participaram do encontro entre turmas, do Projeto de Xadrez “Xeque mate no quinto ano”. Dezenas de estudantes se sentaram às mesas com seus colegas, e aprenderam as técnicas do jogo, juntamente com os professores Marcos Brisola e Alexandre Bussolar.

Em 2018, é a segunda vez que projeto está sendo desenvolvido. Na primeira oportunidade, segundo o professor Marcos Brisola, a atividade aconteceu entre os estudantes do 5º ano da EEB Neusa Massolini e o 5º ano do EEB Gomes Carneiro, e neste ano, está ocorrendo entre o 5º ano do período matutino e 5º ano vespertino, ambos da Escola Neusa Massolini.

De acordo com o professor Marcos, o xadrez proporciona o desenvolvimento no raciocínio matemático e um melhor pensamento crítico. “O projeto tem a finalidade de melhorar a concentração, estratégia, planejamento, criatividade e tomada de decisão dos alunos. No entanto, nesse encontro de hoje, eles ainda estão na fase de aprendizado, principalmente sobre o movimento das peças e a partir do segundo semestre, eles já começarão a entrar na parte da estratégia e do planejamento, e aí que os benefícios do xadrez serão melhores para eles”, ressalta Brisola.

A atividade é dada aos alunos a cada quinze dias, nas aulas de Educação Física e no final do ano, haverá um torneio dividido entre as categorias masculina e feminina. “Nós estamos despertando neles o interesse em jogar xadrez. Queremos que eles conheçam o jogo, para depois decidir se gostam ou não. Ainda, dessa forma, nós estamos formando atletas de xadrez de Xaxim, para que representem a nossa cidade”, finaliza o professor Marcos.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro