Close Menu

Busque por Palavra Chave

DIREITO DESCOMPLICADO

Youtuber de Chapecó produz conteúdo jurídico para milhares de seguidores do Brasil

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/08/2018 12:01
Cintia Brunelli criou o canal Jus Juridiquês, em 2015, onde conta dicas de estudos (Foto: Arquivo Pessoal) Cintia Brunelli criou o canal Jus Juridiquês, em 2015, onde conta dicas de estudos (Foto: Arquivo Pessoal)

Por Vitória Schettini

O YouTube é uma das plataformas que mais cresce atualmente. Acessada por bilhões de usuários todos os dias, a rede social é buscada pelos usuários que procuram os mais variados conteúdos, desde humor, culinária e até dicas de estudo. O último é o caso da youtuber Cintia Brunelli, que é natural de Criciúma, mas atualmente mora em Chapecó. A bacharel em Direito, que hoje é servidora pública da Justiça Federal, passou em dois concursos públicos ainda na faculdade. Em entrevista ao LÊ NOTÍCIAS, Cintia conta acerca de sua trajetória sobre conhecimento no YouTube, onde iniciou com o intuito de ajudar estudantes de Direito e candidatos a concursos públicos com métodos de estudo.

De acordo com Cintia, ela é natural de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, onde passou sua infância e adolescência. Ela fez o curso de Publicidade e Propaganda na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Tubarão, e logo depois de formada, mudou-se para Florianópolis para trabalhar em agências de publicidade, no setor de Criação. “Após quase três anos residindo em Florianópolis, no final de 2009, tomei a decisão de me mudar para Chapecó e aqui na região, fiz o curso de Direito na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Depois de formada, deixei Chapecó por um ano para trabalhar no Fórum de Lages, retornando a Capital do Oeste para trabalhar na Justiça Federal. A região Oeste é muito receptiva e sempre me senti acolhida por aqui”, pontua Cintia.

MUDANÇA DE GRADUAÇÃO

Segundo a servidora pública federal, ela entrou na faculdade de Publicidade e Propaganda porque era comunicativa e queria trabalhar com algo que a possibilitasse utilizar a criatividade. “Na época, contudo, eu não me senti realizada na profissão, pois sentia que faltava algo para me completar. Então, após três anos na área, decidi fazer Direito e simplesmente me apaixonei pelo curso. Terminei a graduação com a maior média da turma (9,5). O Direito é um curso que nos possibilita entender melhor o mundo em que vivemos. Ainda na graduação eu decidi estudar para concursos públicos, por me identificar com a carreira pública e também pela estabilidade”, completa ao LÊ NOTÍCIAS.

JUS JURIDIQUÊS

Pela sua facilidade com a comunicação, há três anos Cintia começou o canal o Jus Juridiquês, onde compartilha métodos e dicas de estudos, tanto para a faculdade, como para concursos públicos. “Eu sempre gostei muito de ensinar. Na faculdade, era comum reunir grupos de colegas na minha casa, para explicar partes da matéria que eles tinham dificuldade em aprender. Com o YouTube, percebi que poderia fazer isso para milhares de pessoas e então criei o canal Jus Juridiquês. Meus conhecimentos como publicitária me ajudaram muito nessa hora, uma vez que eu já tinha boa experiência com criação de roteiros e edição de vídeos”, relembra a youtuber, que uniu a vontade de se comunicar com o conhecimento jurídico.

Ela relata que a plataforma resultou em uma enorme satisfação e na realização de um sonho. “No meu canal, faço vídeos trazendo noções básicas de Direito e também dicas de estudos, e me sinto extremamente motivada e feliz quando recebo o carinho daqueles que me assistem. Hoje, recebo muitas mensagens pelo YouTube e Instagram de alunos do País inteiro, o que me deixa extremamente feliz”, revela Cintia sobre seu canal, que com melhores edições e qualidade nos vídeos, atingiu cerca de 40 mil inscritos.

TRABALHO E ROTINA AGITADA

Cintia é servidora da Justiça Federal e trabalha na subseção de Chapecó. Ela relata que seu trabalho consiste em fazer as movimentações e atos dentro dos processos e auxiliar os juízes naquilo que for necessário. Ainda, ela precisa dar conta dos vídeos e mensagens que recebe dos milhares de seguidores. Para isso, ela diz que foca nas tarefas para conseguir realizá-las. “Quando estou em casa, dificilmente fico sem nada para fazer. Como amo produzir textos e vídeos, tenho energia de sobra, e me mantenho motivada por saber que estou correndo atrás de um sonho. Além do canal no YouTube, eu também faço algumas montagens divertidas sobre a vida de estudante, que posto na minha conta no Instagram, o @jusjuridiques”, reforça Cintia.

MÉTODOS PARA CONCURSOS

Como resultado de esforço e dedicação, a servidora pública passou em dois concursos ainda na faculdade, como técnica judiciária do TJ/SC e técnica judiciária do TRF-4. “Eu utilizei diversos métodos e estou fazendo vários vídeos no canal do YouTube para contar tudo que aprendi. Primeiro tomei posse no TJ/SC, no ano de 2015, e trabalhei no Fórum da Comarca de Lages. Depois de um ano, fui nomeada no TRF-4, para trabalhar na Justiça Federal de Chapecó, e desde então estou nesse cargo. Durante a faculdade, eu também passei de primeira no Exame da OAB”, finaliza Cintia.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro