Close Menu

Busque por Palavra Chave

Alesc - Home

Rotaract Club de Xaxim realiza projeto Sorriso Saudável com crianças do Ceaca

Por: LÊ NOTÍCIAS
21/08/2018 15:14 - Atualizado em 21/08/2018 15:15
Rotaract de Xaxim O Projeto Sorriso Saudável beneficiou cerca de 40 crianças do Ceaca, em Xaxim O Projeto Sorriso Saudável beneficiou cerca de 40 crianças do Ceaca, em Xaxim

O Rotaract Club de Xaxim realizou, no último sábado (18), no Centro de Atendimento a Criança e Adolescente (Ceaca) do município, o projeto Sorriso Saudável. Cerca de 40 crianças participaram da ação, que contou com palestra, orientações de higiene bucal, atividades, escovação, aplicação de flúor, além da entrega de kits com escova de dente, creme dental, fio dental e flúor para os alunos levarem para casa.

O projeto foi coordenado pela cirurgiã-dentista e rotaractiana, Aline Sgarbossa, que buscou, juntamente à empresa Dental Cremer, a doação dos kits ainda na gestão passada. Segundo Aline, para que o clube recebesse esses kits, primeiramente foi apresentada a ideia à empresa, que possui o Programa Valoriza Odonto justamente para essas finalidades. Depois disso, foi realizada uma campanha no Facebook buscando o maior número de curtidas, tanto para o projeto Sorriso Saudável, do Rotaract, quanto para a página da empresa e, conforme a quantidade de curtidas conquistadas, foi repassado o bônus para realizar o pedido do material de forma gratuita. Ao todo, o Rotaract Club de Xaxim recebeu 85 kits.

Com a aplicação do projeto, as crianças e adolescente que participaram foram examinadas pela profissional, sendo que a maioria precisa de acompanhamento odontológico permanente. Um encaminhamento foi dado pela cirurgiã-dentista recomendando aos familiares a que procurem a unidade de saúde de referência ou profissional de confiança para realizar o tratamento.

A professora e monitora do Ceaca Rochele Teston Berselli, explica que a orientação realizada pelo projeto é importante para reforçar para as crianças e adolescentes a importância do cuidado com a saúde bucal. Ela destaca que a maneira como tudo foi trabalhado, de forma lúdica, atraiu as crianças, encantando e fazendo com que elas coloquem em prática em casa o que foi ensinado.

A presidente do Rotaract Club de Xaxim, Aline Tonello, salienta que uma das finalidades do programa é trabalhar com as mais diversas ações sociais e um dos grandes propósitos é identificar onde há carências e atuar, na medida do possível, para que sejam supridas. “Nós realizamos uma parceria muito importante com o Ceaca desde a nossa fundação, que acolheu a nossa ideia e, desde então, temos desenvolvido diversos projetos com as crianças e adolescentes que são atendidos no local. O Sorriso Saudável foi o primeiro passo para atender uma grande demanda, e temos a intenção de ampliar esse trabalho de forma a acompanhar periodicamente os participantes”, comenta a presidente.

CEACA

O Centro de Atendimento a Criança e Adolescente de Xaxim (Ceaca) atende 160 crianças e adolescentes de baixa renda, dos seis aos 17 anos. Desde que o Rotaract Club de Xaxim iniciou seus trabalhos, em fevereiro deste ano, outros projetos foram desenvolvidos no local. Estão em andamento no Ceaca os projetos Lacrando e Junte Óleo, que visam a arrecadação de lacres de alumínio e óleo de cozinha usado, respectivamente.

Além disso, no semestre passado foi realizado o projeto “Empodere-se”, que foi destaque entre os projetos do Distrito 4.740 – do qual o clube de Xaxim faz parte -, sendo premiado nas categorias Comunidade, conquistando o terceiro lugar, e a primeira colocação na Avenida de Imagem Pública. Agora o projeto será apresentado a nível nacional, na Conferência Nacional de Rotaract Club (Conarc) 2019, que será no ano que vem no Mato Grosso.


Outras Notícias
Sicoob 2018 - Home

Avenida Plínio Arlindo De Nês, 1105, Sala 202 - Centro
Xaxim - Santa Catarina
CEP: 89825-000
redacao@lenoticias.com.br
(49) 3353-5210
(49) 99997-9025