Close Menu

Busque por Palavra Chave

DIA ESPECIAL

Educador físico há 20 anos, Marcos Brisola relata desafios e importância da profissão

Vitória Schettini/LÊ Marcos Brisola conta que a prática de atividades físicas proporcionam bem-estar e qualidade de vida Marcos Brisola conta que a prática de atividades físicas proporcionam bem-estar e qualidade de vida

Por Vitória Schettini

O educador físico é responsável pela orientação de atividade física aos alunos, incentivando a uma melhor qualidade de vida e hábitos mais saudáveis. O dia do educador físico é comemorado em 1º de setembro, e para lembrar a data, o LÊ NOTÍCIAS entrevistou o professor de Educação Física e proprietário da System Academia, Marcos Brisola, que exerce a profissão há 20 anos.

Marcos é natural de Xaxim e morou no município a vida inteira, e conta que o interesse pela carreira de educador físico surgiu na adolescência, com o sonho de ser jogador de futebol. “Eu tentei ser jogador de futebol, eu fui para alguns clubes, mas não fui bem-sucedido. E na hora de escolher a profissão, optei por Educação Física, a qual cursei na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus de Xanxerê”, ressalta o professor.

Ele conta que fez a chamada licenciatura plena em Educação Física, mas atualmente, o curso de graduação é dividido em bacharelado e licenciatura. “Quando eu me formei, em 2003, o bacharelado e a licenciatura eram juntos, na mesma graduação. A partir de 2005, o Conselho Nacional de Educação (CNE) instituiu que ele seria separado, bacharelado seria um curso e licenciatura outra”, conta.

MERCADO DE TRABALHO

Marcos Brisola conta que o bacharel em Educação Física pode trabalhar como preparador físico de um time de futebol, personal trainer em academias ou como professor em escolas. “Há vários campos de atuação. Os graduados podem exercer a profissão em escolas e o professor tem a incumbência de promover a formação humana nas crianças e adolescentes, trabalhando o movimento do corpo, a integração das pessoas, além de despertar o interesse das crianças para uma vida adulta ativa”, reforça Brisola.

ATIVIDADES FÍSICAS

Ele recomenda que quem procura uma academia para a prática de atividades físicas, deve primeiro, sentir-se bem consigo mesmo. “Cada pessoa tem seus objetivos na academia. Uns procuram emagrecimento, outros querem ganhar massa muscular. Como benefícios, quem pratica atividade física passa ter mais auto estima, ficar mais alegre, tem um melhor relacionamento com as pessoas, além de prevenir doenças futuras causadas do sedentarismo”, finaliza o professor.

DIA DO EDUCADOR FÍSICO

O decreto de Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998, regularizou a nível federal a função do profissional de Educação Física. A data comemorativa surgiu em memória desta conquista para os profissionais da área, através da lei nº 11.342, de 18 de agosto de 2006. A educação física começou a ser implantada nos currículos acadêmicos nas escolas primárias e secundárias em 1852, a partir do decreto de lei nº 630.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro