Close Menu

Busque por Palavra Chave

Secretário de Educação Rubens Marafon esclarece fatos em reunião da Câmara de Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/09/2018 09:03 - Atualizado em 06/09/2018 09:04
Câmara de Vereadores de Xaxim O secretário de Educação de Xaxim, Rubens Marafon, esclareceu alguns fatos na tribuna O secretário de Educação de Xaxim, Rubens Marafon, esclareceu alguns fatos na tribuna

O secretário de Educação, Rubens Marafon, usou o espaço da tribuna na reunião de terça-feira (04) do Poder Legislativo Xaxinense para esclarecer algumas situações expostas pelo vereador do MDB, Gildomar Michelon, também em sessão ordinária, realizada no mês de agosto.

Primeiramente, Marafon se defendeu de acusações feitas pelo atual vereador em relação à sua atuação à frente da Secretaria. Disse que não é incompetente em seu trabalho e procura fazer o melhor todos os dias. Rubens que também conquistou uma vaga ao legislativo, mas, saiu para atuar no Executivo, afirmou que a educação tem dois representantes e ambos poderiam se reunir para discutir projetos para área, deixando de lado os atritos de relacionamento.

Durante a explanação do uso da tribuna no dia 16, o vereador Gildomar expôs as péssimas condições do Ginásio de Esportes do bairro Santa Terezinha, escola em que ele é professor há 25 anos. Marafon afirmou que o espaço merece melhorias, aliás a escola por inteiro, mas, que no momento não é uma prioridade do Governo, pois há situações piores em outros estabelecimentos de ensino que precisavam de atenção imediata. Contudo, o secretário afirmou que a intenção da Administração Municipal é construir uma escola nova, naquele bairro.

Em relação à denúncia do vereador a respeito dos profissionais que estariam atuando de forma indevida, Rubens esclareceu que a prática é comum, inclusive foi feito da mesma forma, enquanto Michelon era gestor da Pasta. Serão necessárias mudanças na Lei do Plano Municipal de Educação, após pedido do Ministério Público e, em breve, a alteração será enviada à Câmara.

O atual secretário lembrou também das dívidas pagas que restaram das duas últimas gestões, um débito de R$ 2.928.000,00, onde, boa parte já foi paga, mas, ainda há restos a pagar. Obras de acessibilidade, construções e melhorias também foram realizadas nas escolas e centros de educação infantis do município.

Após a exposição do secretário, foi aberto a perguntas dos demais vereadores. O vereador Gildomar, questionou a respeito da reposição salarial dos servidores públicos que está em defasagem. Rubens pontuou que é uma situação delicada, merecida, está em lei e uma hora alguém vai ter que pagar, no entanto, no momento é preciso aumentar a arrecadação, diminuir o índice da folha de pagamento para pagar os reajustes e mesmo assim, ter garantidos recursos mensalmente para o pagamento do salário, caso contrário, vai atrasar o vencimento.

O vereador Juliano de Lima (PSB), questionou sobre situação da Escola do bairro Frei Bruno, visitada pelos vereadores no ano passado quando da realização de reunião itinerante e que precisava de adequações e melhorias. Segundo o secretário, foram feitas adequações nas salas, que receberam pintura nova, climatizadores, melhorias no telhado e novo parque.

A respeito da Escola do bairro Santa Terezinha, que estava há três meses sem professor do reforço escolar, assunto levado a público pelo vereador Michelon e questionado pela colega de bancada, Joseane, Rubens esclareceu que o Projeto Aprende, não foi suspenso, apenas os alunos ficaram sem professor pois a educadora solicitou licença prêmio. No entanto, os alunos não foram lesados de ficar sem aulas.

O vereador Gildomar usou a tribuna na sequência e reforçou que ele trará a sua versão dos fatos na próxima semana. Além disso, ele falou das conquistas que os professores tiveram enquanto esteve à frente da Secretaria.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro