Close Menu

Busque por Palavra Chave

INEFICIÊNCIA

Produto inutilizável adquirido na Gestão Orso dá prejuízo de R$ 95 mil aos cofres de Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/09/2018 10:39 - Atualizado em 06/09/2018 10:40
Divulgação/LÊ Produtos químicos sem eficácia, que foram aplicados nas estradas em 2014, estão armazenados na Secretaria da Infraestrutura Produtos químicos sem eficácia, que foram aplicados nas estradas em 2014, estão armazenados na Secretaria da Infraestrutura

Por Axe Schettini

Em 2014, segundo ano da gestão de Idacir Orso em Xaxim, a Administração Municipal adquiriu, por meio de processo licitatório, um produto químico que prometia estabilizar o solo nas estradas do interior. Na época, a empresa Com - Aid Brasil Estabilização de Solos S. A., com sede na África do Sul e representação em Joinville, foi contratada pela Prefeitura de Xaxim para efetuar um trabalho inédito que estava sendo utilizado no Brasil desde 2007. “O povo xaxinense que trafega pelas vias do interior vai sentir a diferença pela segurança, sem poeira e sem barro”, disse o responsável técnico Fábio Nogueira, em 2014.

Com o objetivo em reduzir custos de manutenção das estradas, a aplicação do produto prometia alterar a natureza das propriedades de absorção da água dos solos, tornando-os mais resistentes ao tráfego. Mas devido à ineficácia do produto e a má administração da época, três tambores de 50 litros cada, totalizando os valores de R$ 95.700,00, foram abandonados nos porões da Secretaria da Infraestrutura, gerando prejuízos aos cofres públicos.

O então secretário da Infraestrutura, Ideraldo Sorgato, hoje secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, coordenou os primeiros testes, que foram realizados no acesso à linha Golfo. “É um trabalho diferenciado que trará durabilidade para nossos acessos. É uma nova realidade que começa a ser escrita no interior do município, onde as estradas passarão por um processo de impermeabilização do solo. Para nossa alegria, pelo que temos conhecimento, somos o primeiro município do Oeste Catarinense a implantar esse sistema”, garantiu, equivocadamente, em reportagem publicada no LÊ NOTÍCIAS em 31 de julho de 2014.

Após quatro anos, a Prefeitura de Xaxim, sob gestão de Lírio e Adriano, busca um destino correto para o produto inútil adquirido pelo ex-prefeito Idacir Orso e mal aplicado através da Secretaria da Infraestrutura em 2014.


Relembre a matéria que também foi publicada no site oficial da Prefeitura de Xaxim, na época:

Prefeitura de Xaxim aplica tecnologia da África do Sul nas estradas vicinais


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro