Close Menu

Busque por Palavra Chave

Vereador Inácio explana sobre a instituição do Banco Ortopédico em Xaxim

Câmara de Vereadores de Xaxim O vereador utilizou a tribuna na reunião desta terça-feira (18), na Câmara de Vereadores de Xaxim O vereador utilizou a tribuna na reunião desta terça-feira (18), na Câmara de Vereadores de Xaxim

Na reunião desta terça-feira (11), do Poder Legislativo Xaxinense, o vereador do PSD, Inácio Luiz Bracht usou o espaço da tribuna para falar sobre a instituição do Banco Ortopédico Municipal, que após aprovação de Projeto que tramita na Câmara, ficará regulamentado o empréstimo de cadeiras de rodas para banho e normais, muletas, andadores, tipoias, próteses oculares ou auditivas, e camas hospitalares, entre outros materiais para todos que necessitarem.

Segundo o vereador, que visita mensalmente os acamados do município, um total de 97 pessoas, entre jovens e adultos, muitas vezes quem mais sofre na família, que cuidam do acamado, pois é preciso força para erguer a pessoa, trocar fralda, roupa, dar banho e sem os materiais ortopédicos, as tarefas se tornam ainda mais difíceis. Portanto, Inácio comenta que a criação e regulamentação do Banco Ortopédico, para aquisição e empréstimo a pessoas acamadas vem aliviar o sofrimento de ambas as partes, e principalmente possibilitar que outras pessoas possam, quando necessitarem, usufruir dos materiais, após a devolução.

Bracht destacou o trabalho realizado pelo Rotary Club e Lions Clube, que também fazem o empréstimo desses materiais, porém, mesmo assim, não é suficiente para atender à demanda dos acamados do município. Além da necessidade desses materiais, as pessoas doentes também precisam de fraldas. A Secretaria fornece mensalmente 32 fraldas, que às vezes, só são suficientes para cinco ou seis dias, no entanto, há muitas famílias que não têm condições de adquirir e precisam de ajuda.

Conforme relatou o vereador, o prefeito Lirio Dagort e vice-prefeito Adriano Bortolanza fizeram a doação particular, de material para confecção de fraldas para a Apae de Xaxim, para posterior doação aos que precisam. A confecção das fraldas, é feita, em sua maioria, por voluntários na parte da noite, inclusive por voluntários da Aurora Alimentos, que prestam esse serviço duas vezes na semana, mas, não é suficiente. Por isso, é necessário que as pessoas que queiram ajudar, entrem em contato com a direção da Apae.

CASA DE JOÃO FORTES

O morador xaxinense João Fortes teve a casa consumida pelo fogo há alguns meses. Uma mobilização da comunidade foi necessária e essencial para que ele ganhasse nova moradia. Muitas doações e ajudas foram recebidas, inclusive o vereador parabenizou a todos o que ajudaram, mas, principalmente o empresário xaxinense, Fabio Gnoato que mobilizou toda a construção.

Buscando uma maneira para que o Poder Público possa contribuir de alguma forma, o vereador averiguou que a Lei 4.053/2015, que prevê auxilio neste tipo de situação, destinava apenas dois salários a essas pessoas, porém, para quem perde tudo em um incêndio, por exemplo, esse valor é irrisório.

Visando auxiliar de forma mais considerável, está tramitando na Casa de Leis, e deverá ser votado em breve, uma alteração nesta lei, para que o auxílio prestado pelo Governo Municipal passe de dois, para seis salários mínimos. “Não é a solução, contudo é uma forma de ajuda mais relevante para quem sofre com algum sinistro”, finalizou Bracht.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro