Close Menu

Busque por Palavra Chave

DIA DO CONTADOR

Contadores xaxinenses relatam experiências durante trajetória profissional

Por: LÊ NOTÍCIAS
21/09/2018 11:20 - Atualizado em 30/08/2019 11:19
Vitória Schettini/LÊ Daniel Ribeiro (à esquerda) e Roni Dal Magro comemoram o Dia do Contador que é celebrado em 22 de setembro Daniel Ribeiro (à esquerda) e Roni Dal Magro comemoram o Dia do Contador que é celebrado em 22 de setembro

Por Vitória Schettini

Organizar questões tributárias e fiscais, estar atento às legislações tributárias e cuidar e questões patrimoniais de uma pessoa ou de um grupo, são algumas das atribuições de um contador, profissional com graduação em Ciências Contábeis. O contador é homenageado em 22 de setembro e com o objetivo de lembrar a data, o LÊ NOTÍCIAS entrevistou os contadores xaxinenses Daniel Ribeiro e Roni Dal Magro, que atuam na área e contam sobre a importância desse profissional, sobretudo para os empresários.

DIA DO CONTADOR

O dia 22 de setembro é escolhido como Dia do Contador por ter sido criado, nessa data, em 1945, o curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O fato histórico é marcado pela assinatura do decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas, que determinou a criação de um curso com duração de quatro anos e seguindo regime anual.


RONI DAL MAGRO

Roni Dal Magro é contador e sócio-proprietário da Orcofi Contabilidade, de Xaxim, juntamente com a contadora Simone Moro. Ele é natural de Mariópolis (PR), morou em Galvão (SC), em Lajeado Grande, mudando-se definitivamente para Xaxim em 2000, quando se casou. “Eu comecei a trabalhar na área em 1980, aos 14 anos no escritório de contabilidade do meu cunhado, Antonio Carlos Mattiello. Em 1993, fui para a Contabilidade Pública trabalhando em municípios e em 2007, comprei a Orcofi Contabilidade”, destaca ao .

Ele, que se formou em Ciências Contábeis pela Unochapecó em 1991, relata que continuou em um escritório de contabilidade porque percebeu tinha uma grande oportunidade, de que se tratava de uma carreira promissora e que abriria muitas portas. “Isso deu certo quando iniciamos a Orcofi Contabilidade em 2007, com apenas três profissionais e hoje, somos em nove, atendendo Xaxim e região", conta;

Roni conta que também atua na Câmara de Vereadores de Xaxim, onde responde pela Contabilidade, é conselheiro do Conselho Estadual de Contabilidade (CRC/SC), de 2017 a 2019 e trabalhou na câmara de fiscalização por dois anos, analisando e julgando processos de profissionais da área de todo o Estado. “É algo que eu gosto muito de fazer e dentro do meu escritório, trabalhamos pensando sempre em nossos clientes, em lhes fornecer informações seguras para o sucesso de seus negócios e ainda, prestar um serviço de excelência”, comenta.

Dal Magro enfatiza que dentro da Contabilidade, tudo muda rapidamente, sobretudo a legislação, sendo fundamental uma atualização constante, através de cursos e treinamentos. ”Procuramos sempre nos manter com essa atualização, para que possamos trabalhar melhor. O que nossos clientes necessitam hoje, não é o mesmo do que há 10 anos e nosso plano é continuar nos capacitando ainda mais, para oferecer serviços com qualidade, precisão, agilidade e confiança”, finaliza Roni.


DANIEL RIBEIRO

Daniel Ribeiro é contador desde 2000, quando se formou pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus de Xanxerê, cidade na qual também nasceu. Além disso, é colunista do , onde passa informações sobre a área, na coluna Cifra Econômica. O contador já morou a trabalho em Concórdia, em Laranjeiras do Sul (PR) e voltou à região, para morar em Xaxim. “O interesse pela carreira foi despertado pela minha paixão por matemática e pelos números e assim, foi uma escolha natural querer usá-los como ferramenta de trabalho”, revela ao LÊ NOTÍCIAS.

De acordo com Daniel, ainda quando estava na graduação, já trabalhava na área, como assistente contábil em Xanxerê, na antiga Agroeste, por cinco anos e meio. “Em 2001, comecei a dar aulas na Celer Faculdades, na Unoesc Xanxerê, depois na Faculdade Concórdia (FAAC) e na Horus Faculdades, em Pinhalzinho (SC). Mais tarde, atuei como diretor administrativo-financeiro da Faculdades Alto Iguaçu (FAI), em Laranjeiras do Sul (PR) e quando regressei à região, dei aula na Celer Faculdades e na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), instituições que continuo atualmente”, ressalta.

Segundo o contador, ele fez uma pós-graduação em Auditoria e Perícia na Universidade do Contestado (UnC), em Concórdia, fez um Mestrado em Ciências Contábeis e por uma questão de necessidade, fez o bacharelado em Direito. “A contabilidade é muito ligada ao Direito, uma vez que há muita leis e conceitos específicos da área. Além disso, fiz uma pós-graduação em Direito Processual do Trabalho e em Direito Tributário e agora, minha intenção é fazer um Doutorado, na área do Direito e fora do País”, enfatiza.

Daniel Ribeiro trabalha atualmente com 25 empresas, acompanhando a questão fiscal e tributária. “Eu quis trabalhar com empresas de médio e grande porte, onde o volume de trabalho é mais restrito. E trabalhar como professor universitário é uma forma de se manter atualizado, uma vez ter um grande conhecimento, para responder seus questionamentos”, finaliza Ribeiro.



Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro