Close Menu

Busque por Palavra Chave

ALIMENTO SAUDÁVEL

Família Leite é a única produtora de hortaliças orgânicas em Xaxim

Vitória Schettini/LÊ Família Leite, da Linha Pilão de Pedra, possui a única propriedade com produtos orgânicos de Xaxim Família Leite, da Linha Pilão de Pedra, possui a única propriedade com produtos orgânicos de Xaxim

Por Vitória Schettini

As verduras e legumes são importantes para o organismo humano. Proporcionam uma saúde melhor, além de oferecer nutrientes e vitaminas que o corpo precisa. Buscando levar hortaliças de qualidade e sem agrotóxicos para os xaxinenses, a família Leite, de Xaxim, planta diversas variedades de verduras e legumes em sua propriedade, na Linha Pilão de Pedra. Em entrevista ao LÊ NOTÍCIAS, Carine Leite, conta sobre a trajetória e sobre a conquista recente, de terem conseguido o Selo Orgânico de EcoVida, por conta da alta qualidade das hortaliças orgânicas.

Conforme Carine Leite, há 31 anos, seus pais eram funcionários e trabalhavam na propriedade. “Eles compararam as terras e a primeira produção foi de aviários, que eram fornecidos para a antiga Chapecó Avícola e para a Sadia. Mais tarde, eles compraram as terras e iniciaram a produção de fumo. Com a intensa incidência de veneno, que aplicávamos nos produtos, provocou sérios problemas de saúde na minha mãe e por essa razão, decidimos encerrar o cultivo de fumo”, revela ela.

Carine relata que pelas complicações de saúde de sua mãe, a família não quis que outras pessoas também tivessem uma qualidade de vida ruim. “Nós deixamos de usar agrotóxicos por completo. Há mais de 12 anos não usamos uma gota de veneno na propriedade. Então, meu pai decidiu tratar a propriedade, fizemos tratamento para a limpeza e começamos a plantar verduras e legumes orgânicas”, relembra Carine, que trabalha juntamente com a irmã, Edilaine, na parte administrativa da propriedade.

VARIEDADE

Na propriedade da Família Leite, são vendidas cerca de 20 mil mudas de hortaliças por mês, incluindo todos os tipos de produtos. “Nós temos alface crespa, alface lisa, alface americana, chicória, brócolis, couve-folha, couve-flor e rabanete. Além disso, toda a linha de temperos, tanto salsa, como cebola. Temos almeirão, o catalônia, o tipo alface e o almeirão pão-de-açúcar, além de beterraba, cenoura e outras hortaliças”, ressalta Carine.

As frutas e verduras são fornecidas para Xaxim na Aurora Alimentos, Supermercado Zanella, Supermercado Brasão, Supermercado CompreTudo, Supermecado Binda (matriz e filial), na Feira Municipal e para a Prefeitura de Xaxim, por via licitação, para merenda escolar. Além disso, a Família Leite vende as hortaliças por meio de licitação para Lajeado Grande e Marema.

QUALIDADE

Carine salienta que muitas pessoas ainda não têm conhecimento da diferença entre um produto convencional e um produto orgânico. “Ainda há uma falta de informação sobre isso. Por exemplo, a cenoura e a beterraba que nossos clientes compram na Feira Municipal, eles relatam que tem um sabor mais doce, diferente do produto que eles pegam no mercado”, enfatiza.

Ela conta que desde 2013, houve uma grande evolução nos negócios. A família Leite iniciou a venda nos mercados pequenos, e depois, passou a entregar em mercados maiores da cidade. Assim, eles tiveram maior aceitação dos clientes e vendem o produto orgânico ao mesmo valor do convencional, para que as pessoas consumam mais.

SELO ORGÂNICO

Carine comenta que a dedicação constante à propriedade, sobretudo de seus pais, além do conhecimento que foi adquirido para a produção orgânica, resultou na conquista tão esperada. “Após muita documentação, análises e pesquisas, nós conquistamos o Selo Orgânico de EcoVida. Esse selo tem validade de um ano e após esse período, tem de ser renovado. Conquistá-lo foi uma grande vitória para toda a família e pretendemos continuar assim, fornecendo hortaliças de qualidade, buscando novidades e atendendo bem nossos clientes”, finaliza.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro