Close Menu

Busque por Palavra Chave

Governo de Xaxim avalia prejuízos e estuda decretar situação de emergência após vendaval

Por: LÊ NOTÍCIAS
02/10/2018 13:47
Prefeitura de Xaxim Prefeito Lírio Dagort convocou coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (02) Prefeito Lírio Dagort convocou coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (02)

Na manhã desta terça-feira (02), o prefeito de Xaxim, Lírio Dagort e o vice-prefeito Adriano Bortolanza convocaram uma reunião emergencial com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar de Xaxim, Defesa Civil Estadual, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Câmara de Vereadores, Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim (Aciax), secretários, diretores municipais e imprensa local para tratar sobre o vendaval que atingiu o município na noite de segunda-feira (1º).

Na oportunidade, a coordenadora Municipal de Defesa Civil, Eliane de Marco apresentou o relatório de danos, registrado até o momento e repassou as ações realizadas durante a noite de segunda-feira e o planejamento de ações desta terça-feira. “Nos primeiros minutos após o evento, iniciamos a resposta aos moradores que foram afetados. Entregamos em torno de três mil metros de lona para os moradores das 100 residências atingidas. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos realizou, ainda durante a noite, a desobstrução das ruas e, agora pela manhã realiza a limpeza das vias e dos acessos do interior do município. Nossa orientação é que os munícipes não subam nos telhados neste momento, pois há muito risco de queda. Vamos continuar o levantamento dos prejuízos econômicos e, atendendo em conjunto com a Assistência Social os munícipes que necessitam de auxílio para a reconstrução”, frisou.

O coordenador Estadual da Defesa Civil, Luciano Peri pontuou que “o município de Xaxim foi muito resiliente e deu a resposta imediata com a distribuição de lonas para as pessoas que foram afetadas. Tivemos um vendaval com rajadas intensas de vento e chuva forte concentrada, o que ocasionou estes danos no município. Entre os municípios da região que foram afetados pelo temporal, Xaxim foi o mais atingido. Vamos contabilizar os danos e avaliar a possível decretação de situação de emergência”, frisou.

O prefeito Lírio Dagort agradeceu ao trabalho das equipes municipais e do Estado, e ressaltou que “mais uma vez o município de Xaxim foi atingido por um temporal. Felizmente, não tivemos nenhum registro de pessoas feridas, foram danos materiais registrados em bairros, centro e, em comunidades do nosso interior. Estamos sendo resilientes, atendendo a todas as demandas que estão chegando. Com nossas equipes da Defesa Civil, Assistência Social, Infraestrutura, Bombeiros e Administração, estamos trabalhando para a melhor resposta que nosso munícipe afetado necessita neste momento. Agradeço a todos que estão atuando de forma intensa desde a noite de ontem e vamos continuar com os trabalhos nesta tarde. Vamos finalizar os levantamentos e avaliar a possibilidade de decretarmos situação de emergência em Xaxim”, finalizou.

Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro