Close Menu

Busque por Palavra Chave

Cratera é aberta por máquinas e avenida Luiz Lunardi é isolada em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
03/10/2018 10:55 - Atualizado em 03/10/2018 20:17
Axe Schettini/LÊ Enorme cratera forçou o isolamento de parte da avenida Luiz Lunardi, no Centro de Xaxim Enorme cratera forçou o isolamento de parte da avenida Luiz Lunardi, no Centro de Xaxim

Por Axe Schettini

Após as chuvas torrenciais que caem desde a noite de segunda-feira (1º), vários pontos de alagamento, casas destelhadas, postes caídos e estradas intransitáveis estão mudando o cotidiano do cidadão xaxinense.

Se acostumando com a queda e frequentes picos de energia elétrica, boa parte da comunidade de Xaxim, especialmente do Centro, agora também está se adequando à falta de água. Isso porque, a Prefeitura de Xaxim, em trabalho conjunto com a Casan, está realizando a abertura da cratera que surgiu na avenida Luiz Lunardi, esquina com a rua Cândido Teston, nesta terça-feira (02).

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), está realizando o serviço de desvio da rede de água existente no local, para que os Setores de Infraestrutura e Engenharia da Prefeitura continuem o trabalho de abertura da galeria.

Com as fortes chuvas, parte da tubulação do rio Xaxim, que é de PVC, cedeu, fazendo com que a Defesa Civil isolasse a área e, em trabalho conjunto com a Prefeitura de Xaxim, está sendo realizada a abertura da rua para se saber quantos metros de tubulação precisarão ser trocados pelas galeria de concreto de 3x3m, com espessura mínima de 25cm.

O estacionamento do Supermercado Brasão também foi afetado pelo sinistro. Há alguns anos, o posto de combustíveis, em frente à cratera, sofreu drasticamente com um buraco gigante que havia sido aberto pelas forças da natura. Após muito tempo de imbróglio, o local foi consertado pela Prefeitura de Xaxim.

MUITA ÁGUA

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), somente nesta quarta-feira (03), Xaxim registrou precipitação acumulada de 49.4mm de chuva. Com isso, desde a noite de segunda-feira (1º), o município apontou 86.8mm de chuva.

TRABALHO INTENSO

Na madrugada desta quarta-feira (03) a chuva intensa voltou a cair no município de Xaxim. Por volta das 05h, diversas ruas do município registraram pontos de alagamento. As equipes da Defesa Civil Municipal, Secretaria de Infraestrutura e Departamento de Serviços Urbanos atuam desde a madrugada para retirada da lama sobre as vias e na limpeza das bocas de lobo. Alguns estabelecimentos comerciais da área central do município tiveram seus espaços invadidos pela água.

ORIENTAÇÃO DA DEFESA CIVIL

A Defesa Civil Municipal orienta os munícipes para que não subam sobre os telhados das residências neste momento que a chuva persiste. Em caso de ocorrência, a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros Militar devem ser acionado pelos telefones (49) 3353-5762 ou pelo 193.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro