Close Menu

Busque por Palavra Chave

PRAZO ESTENDIDO

Inscrições para concurso do MP seguem até segunda

Estudantes do Ensino Médio também poderão concorrer à vaga de estágio
Por: Felipe Giachini
13/12/2016 10:46 - Atualizado em 16/12/2016 14:26
Vagas representam oportunidade para formação cidadã e humana (Foto: Janquieli Ceruti/LÊ) Vagas representam oportunidade para formação cidadã e humana (Foto: Janquieli Ceruti/LÊ)

O prazo final para que os interessados em conhecer os trâmites do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) se inscrevam para concorrer a uma vaga no órgão público, que era até terça-feira (13), foi estendido para a próxima segunda-feira (19). A oportunidade de atuar como estagiário e trabalhar ao lado de profissionais experientes, que têm como objetivo prezar pelos direitos humanos, constitucionais, entre outros, está mais próxima também para os jovens do Ensino Médio. Em Xaxim, que conta com quatro estagiários, há uma vaga, em que o selecionado irá atuar nas duas promotorias.

Promotor na 2ª PJ da Comarca de Xaxim, Diego Barbiero reconhece que a novidade será essencial para ajudar esses jovens a definirem o futuro profissional, tendo em vista que ao final do Ensino Médio ainda há muita dúvida sobre qual profissão escolher. “É uma oportunidade excelente para quem está saindo da escola, pois além de vivenciar o dia a dia da Promotoria de Justiça, eles irão conhecer o sistema judiciário, os direitos, as leis e garantias que as pessoas têm e também como funciona o Estado brasileiro, tanto no aspecto jurídico quanto político. Será muito interessante para quem está nessa fase de formação intelectual”, reforçou.

Como funciona

O processo será feito em duas etapas, a classificatória e eliminatória. A primeira consiste na nota de desempenho acadêmico do candidato, que deverá ser informada na inscrição. Para estudantes do Ensino Médio, o desempenho acadêmico é definido pela média simples das notas obtidas nas disciplinas de Português, Matemática, Física, Química e Biologia do último bimestre cursado ou equivalente. Os comprovantes com as notas utilizadas deverão ser documentos oficiais do colégio, como boletim ou declaração do último bimestre cursado, ou equivalente. Já para os estudantes de Direito, o desempenho acadêmico é definido pela sua nota de índice de mérito acadêmico acumulado do curso. Quando a instituição de ensino não disponibilizar esse índice, o aluno deverá informar a média geral das disciplinas cursadas, a ser confirmada por declaração fornecida pela instituição de ensino ou histórico escolar. O resultado dessa etapa será dia 10 de janeiro. Os estudantes que não atingirem a média prevista serão eliminados da lista de habilitados para estágio. A segunda parte do processo será por meio de uma prova objetiva com o estudante selecionado na primeira, esta que será feita ainda em janeiro no órgão xaxinense. Se aprovado, o candidato será contratado.

Como se inscrever

Os interessados devem fazer o cadastro no site do MPSC, na página de Estágios/Área do candidato – mesmo que já tenha feito algum cadastro anteriormente. Serão solicitadas informações como: nome completo, endereço, telefone, etc. Após se cadastrar, o candidato deverá se inscrever no edital de acordo com seu curso (essa é a inscrição que garante a participação no processo seletivo para o curso desejado). Ao selecionar a comarca que deseja concorrer à vaga, deverá selecionar a fila que deseja participar ( manhã e/ou tarde, criminal e/ou Civil de sua respectiva comarca, dependendo do curso). O candidato deverá informar sua nota de desempenho acadêmico segundo as regras estipuladas no edital e anexar documento da instituição que comprove sua nota. Caso a nota informada esteja incorreta, o candidato será desclassificado. Caso a instituição de ensino utilize critério de conceito, serão considerados os seguintes valores de equivalência: notas 9,5 e 8 para os conceitos A e B, respectivamente; notas 6,5 e 5 para os conceitos C e D; e nota 3,5 para os conceitos E e demais.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro