Close Menu

Busque por Palavra Chave

Vereador Inácio apresenta indicações em reunião da Câmara de Vereadores de Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/10/2018 17:03 - Atualizado em 09/10/2018 17:04
Câmara de Vereadores de Xaxim O vereador sugeriu a utilização de poços artesianos e ampliação de bocas de lobo O vereador sugeriu a utilização de poços artesianos e ampliação de bocas de lobo

Ao defender o pedido, Inácio salientou que o poço artesiano da Praça está lacrado, embora forneça água para os chafarizes e banheiros, porém não é disponibilizado à população. Segundo o vereador, alguns bairros, como o Alvorada, já têm poço artesiano ficando à disposição dos moradores, mas, podem ser feitos em outros locais da cidade também.

Inácio explica que o poço artesiano é uma opção em caso de emergências, escassez de água, entre outras eventualidades que possam ocorrer. Além disso, segundo o vereador, a água de poço é melhor para o consumo.

PROBLEMAS DE ALAGAMENTO

Também, foi apresentada e aprovada a indicação do vereador do Inácio Bracht, solicitando à Administração Municipal, a ampliação da boca de lobo, na rua 10 de novembro, em frente ao Posto Vicenzi. Ele sugere também que além desta, seja ampliado o tamanho das demais bocas de lobo localizadas nas áreas mais baixas da cidade, ou construídas nas bocas de lobo em todos os locais de acumulo de água, para que haja melhor escoamento, sobretudo em dias de chuva intensa.

Inácio destacou que esse pedido é antigo e precisa ser feito algo para ser resolvido o quanto antes, a fim de que o município não seja afetado pela chuva torrencial. O acumulo de água nesses locais pode gerar doenças, como leptospirose e ainda, provocar inundações no comércio e nas casas dos xaxinenses.

O vereador Agenor Junior Maier comentou que durante visita ao Ministério das Cidades, foram observados dois aspectos. Um deles é que Xaxim está localizado em uma grande bacia hidrográfica e o outro, é de que a água de todos os bairros é direcionada para o Centro e a essa estrutura não suporta a vazão da água.

Para que essa situação seja resolvida de uma vez por todas, Maier esclarece que é preciso um projeto de abertura de galerias desde extensão do Posto do Cabo, descendo pela rua Giácomo Lunardi e seguindo a rua principal, fazendo uma galeria no centro da cidade que suporte a demanda de água nos dias de chuva forte. Contudo, o investimento é alto, adianta o vereador, que também sugeriu que seja desviada a água dos bairros para outros locais, a fim de que não desemboque no Centro e cause problemas na parte baixa da cidade.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro