Close Menu

Busque por Palavra Chave

Presidente da Câmara de Vereadores de Xaxim analisa que povo votou conscientemente

Por: LÊ NOTÍCIAS
10/10/2018 17:49
Câmara de Vereadores de Xaxim Agenor Junior Maier falou na Tribuna da Câmara de Vereadores de Xaxim nesta terça-feira (09) Agenor Junior Maier falou na Tribuna da Câmara de Vereadores de Xaxim nesta terça-feira (09)

A eleição de domingo (07) foi uma surpresa para os brasileiros e mostrou o que a população espera dos próximos agentes públicos. “A renovação esteve presente tanto na esfera federal quanto estadual”, lembrou o presidente da Câmara de Vereadores de Xaxim, Agenor Junior Maier, ao enaltecer o assunto durante o uso da tribuna na reunião desta terça-feira (09).

Maier destacou que a velha política e partidos históricos têm perdido força, fazendo com que os cidadãos escolham candidatos, independente do partido e coligações feitas. “Mas, principalmente o povo está aprendendo a votar de forma consciente”, disse Maier.

No Senado, a renovação foi de 85%, sendo considerada, esta a eleição mais surpreendente da história. “Das 54 vagas disputadas, 46 serão ocupadas por nomes novos, apenas ¼ dos que foram à reeleição, alcançaram o objetivo, sendo que para 60% dos senadores atuais, o mandato chegará ao fim”, comenta o presidente.

A renovação também esteve presente na Câmara dos Deputados, algo que não ocorria há 20 anos. Para a próxima legislatura 243 deputados são novos, representando 47,37% e 251 candidatos conseguiram se reeleger, totalizando 56,5%. Neste cenário, Maier observou também que o PSL (Partido Social Liberal) foi o partido que mais ganhou novos parlamentares, de apenas cinco, pulou para 47 novos nomes, totalizando uma bancada com 52 deputados.

Em Santa Catarina, o percentual de renovação da Assembleia Legislativa foi de 55%. Dos 40 deputados eleitos, 45% são reeleitos e 55% são novos. Neste pleito, o nível de votos que não foram válidos também foi alto. 16,31% se abstiveram de votar, 6,34% votaram em branco e 7,29% anularam o voto, totalizando 20% dos votos.

Maier destacou que esta eleição o deixou muito animado, pois o eleitor está fazendo sua parte, analisando os candidatos, suas propostas, seu trabalho e votando em pessoas que realmente trabalham pelo povo. Ao mesmo tempo, o vereador disse que ficou triste que o Oeste perdeu alguns representantes da região, parceiros do município, por outro lado, nomes novos como Caroline De Toni (PSL), de Chapecó, surpreendeu a todos com a votação expressiva que fez e até mesmo, o candidato Ivo da Silveira, de Xaxim, que também se destacou na região, conquistando uma votação significativa, embora não elegendo-se.

“Os partidos não representam mais como antigamente. As coligações não fazem mais tanto sentido. A população quer caras novas, pessoas diferentes, essa é a reflexão que deixo a todos”, encerrou Maier.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro