Close Menu

Busque por Palavra Chave

Eleitores, jornalistas e representantes de partidos participam de auditoria de urnas em São José

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/10/2018 16:39 - Atualizado em 23/10/2018 16:50
Divulgação/LÊ Auditoria foi realizada na manhã desta terça-feira, em São José (SC) Auditoria foi realizada na manhã desta terça-feira, em São José (SC)

Foi realizada na manhã desta terça-feira (23), em São José (SC), uma auditoria de três urnas da 100ª e 13ª Zona Eleitoral, de Florianópolis, com a participação de eleitores que reclamaram de falhas das urnas no dia da eleição, representantes do PSL e PSD e jornalistas.

A auditoria faz parte da audiência de preparação das urnas, quando é feita uma votação teste por meio do aplicativo VPP (Verificação Pré e Pós). As urnas específicas das seções eleitorais dos reclamantes foram utilizadas no procedimento para demonstrar a segurança do processo eleitoral aos presentes.

Após as urnas serem iniciadas, os eleitores foram habilitados e votaram nos candidatos a governador e presidente. Os votos foram registrados em um relatório em papel e, no final, foi emitido o boletim de urna para verificar se o resultado coincidia com o anotado. Logo depois do batimento ser realizado com sucesso, as urnas foram novamente zeradas e lacradas, ficando prontas para o segundo turno das eleições.

“No dia da eleição eu tive problema com o voto para deputado estadual e, desde então, fiquei com essa dúvida. Coincidentemente me chamaram para participar hoje porque eu registrei na seção eleitoral a minha reclamação e eu aceitei. Foi muito válida a minha participação porque tirei outras dúvidas técnicas sobre algo que pudesse manipular o voto, mas acho que está tudo ok, continuo confiando nas urnas”, afirmou o eleitor Márcio Silveira Duarte.

Ao todo, Santa Catarina recebeu 744 reclamações de eleitores. “Nós avaliamos a reclamação de cada um desses eleitores, analisamos o log da urna, uma espécie de caixa preta, examinamos o registro digital de voto e comparamos com o boletim de urna para verificar se houve alguma inconsistência ou não. Podemos afirmar, depois dessas verificações, que todas as urnas funcionaram adequadamente”, explicou Álvaro Sampaio, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-SC.

Durante o evento, o presidente do TRE-SC, desembargador Ricardo Roesler, também comentou sobre a auditoria de duas urnas de Santa Catarina feita no Paraná na última sexta-feira (19). “Depois do exame das nossas duas urnas no Paraná não se constatou nenhuma irregularidade, nenhuma inconsistência, então o que veio lá de Curitiba foi uma verdadeira certificação de qualidade das nossas urnas”, afirmou o desembargador.

A auditoria aconteceu junto com a audiência pública de preparação das urnas eletrônicas da 84ª ZE de São José. Também estiveram presentes no evento juízes do Pleno do TRE-SC, juízes eleitorais, representantes do Ministério Público Eleitoral e OAB/SC.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro