Close Menu

Busque por Palavra Chave

Secretaria de Educação e Cultura de Xaxim realiza projeto “Inclusão no Olhar das Crianças”

Prefeitura de Xaxim Atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), na EEF Diadema Atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), na EEF Diadema

Sensibilizar alunos e profissionais da Educação através de dinâmicas, rodas de conversa sobre inclusão e entrega de folders que explicam sobre a transtornos e deficiências é o objetivo do Governo de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o trabalho “Inclusão no Olhar das Crianças”. Entre os dias 23 de outubro a 7 de novembro, as atividades deste Projeto serão desenvolvidas nas escolas municipais nas turmas de 5º e 6º anos e idades entre oito e 13 anos, que se tornarão instrumentos de disseminação dos novos conhecimentos com as demais turmas das escolas.

De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Rubens Marafon, que esteve na EEF Diadema na manhã de hoje (24) para acompanhar o trabalho desenvolvido pela professora Juliana Zoldan e pelo coordenadora pedagógica Liamara Tonello, “a iniciativa visa ressaltar a importância da inclusão acontecer de forma plena e o quanto beneficia essas pessoas bem como todos os que cercam na troca de experiências e aprendizados, pois quando se entende um pouco das características de cada pessoa com deficiência ou transtorno é possível respeitar e valorizar o diferente, pois os saberes se constroem com a diversidade”.

Ainda conforme o professor Rubens, “o objetivo é que um número maior de crianças conheça mais sobre inclusão e perceba que essas pessoas com deficiências ou transtornos são capazes de se desenvolver e superar os próprios limites desde que recebam os estímulos necessários e acima de tudo que acreditem que é possível de se trabalhar de uma forma diferenciada e acessível a todos. Sabemos que há forte resistência em modificar parâmetros e opiniões acerca disso, porém por meio da educação podemos disseminar conhecimento e tornar o mundo acessível. Além das mudanças arquitetônicas que já estão implementadas em diversos lugares públicos, o maior desafio está nas mudanças atitudinais. E é desta forma que pretendemos sensibilizar”.

As discussões e troca de experiências incluem as deficiências intelectual, física, auditiva, visual, Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno Opositivo Desafiador, entre outros.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro