Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó assume compromisso em divulgar os objetivos do Pacto Global

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/11/2018 16:33
Unochapecó A Unochapecó se comprometeu a promover ações voltadas ao dez princípios universais A Unochapecó se comprometeu a promover ações voltadas ao dez princípios universais

Em busca de um mundo melhor, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Pacto Global, visa mobilizar países, empresas, instituições e sociedade civil para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos em suas práticas de negócios. A partir do segundo semestre de 2018, a Unochapecó faz parte do Pacto Global. A Unochapecó, empresas e organizações alinham suas estratégias e operações a princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, desenvolvendo ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. A iniciativa é um compromisso voluntário firmado pelos membros.

Conforme o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Unochapecó, professor Claudio Machado Maia, como signatária, a Universidade faz parte do Pacto Global da ONU, assumindo a responsabilidade de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conforme a Rede Brasil do Pacto Global, os ODS são um esforço conjunto. O objetivo é assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, assim como enfrentar outros desafios de nossos tempos.

No país, a Rede Brasil do Pacto Global é composta por 770 membros. O Pacto Global conduz atividades e projetos por meio dos seus Grupos Temáticos (GT), divididos atualmente em: ODS; Água; Alimentos e Agricultura; Energia e Clima; Direitos Humanos e Trabalho; e Anticorrupção. Além disso, existe a Comissão de Engajamento e Comunicação (CEC), que dá as diretrizes para as divulgações feitas pelos membros sobre o Pacto Global e sobre os ODS. Esses grupos são formados por representantes das empresas e organizações que integram a Rede Brasil.

Em todo o mundo, existem cerca de 80 redes locais, que trabalham de forma independente, mas discutem assuntos e projetos em conjunto no Conselho das Redes Locais, liderado pela Rede Brasileira, que representa ainda esta instância no Conselho do Pacto Global, o principal nível na estrutura de governança corporativa da iniciativa.

OS 10 PRINCÍPIOS

A proposta do Pacto Global advoga 10 princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. A proposta é para que todos os envolvidos assumam a responsabilidade de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os 10 princípios do Pacto Global que as empresas e as organizações se comprometem a seguir são: respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência; assegurar a não participação em violações dos direitos humanos; apoiar a liberdade de associação e reconhecer o direito à negociação coletiva; eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; erradicar todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva; estimular práticas que eliminem qualquer tipo de discriminação no emprego; assumir práticas que adotem uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais; desenvolver iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade socioambiental; incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis; e combater a corrupção em todas as suas formas, incluindo a extorsão e o suborno.

O Pacto Global nasceu da necessidade de mobilizar a comunidade empresarial para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos em suas práticas de negócios em quatro frentes: Direitos Humanos, Trabalho Digno, Meio Ambiente e Anticorrupção. No Brasil, a Rede Brasil do Pacto Global tem como foco projetos em Água, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, assim como ações Anticorrupção e voltadas aos ODS.

De acordo com o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, muitas das ações desenvolvidas pela Universidade já cumprem com os dez princípios do Pacto Global. "Porém, daqui para frente, uma série de novas atividades também serão feitas dentro da Instituição visando nos fortalecermos, explorarmos e conduzirmos ações da Unochapecó, dentro dos objetivos do Pacto", assinala.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro