Close Menu

Busque por Palavra Chave

Governo de Xaxim comemora 1034 agendamentos de cirurgias eletivas com recursos próprios

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/11/2018 14:19
Prefeitura de Xaxim Dezoito pacientes saíram da Estratégia Saúde da Família - ESF Central com destino a Passo Fundo (RS) Dezoito pacientes saíram da Estratégia Saúde da Família - ESF Central com destino a Passo Fundo (RS)

Na manhã da última sexta-feira (09), 18 pacientes saíram da Estratégia Saúde da Família – ESF Central com destino a Passo Fundo (RS) para passar por consulta de avaliação e cirurgia de quadril. O mutirão de quadril integra o montante de 1034 pacientes que passaram ou estão agendados para as cirurgias, que serão efetivadas neste mês. Os pacientes realizarão os procedimentos no Instituto de Ortopedia e Traumatologia. O valor de cada procedimento será de aproximadamente R$ 16 mil e eles serão pagos com recursos próprios do município.

O prefeito de Xaxim Lírio Dagort, o vice-prefeito Adriano Bortolanza e o secretário da Saúde, Davi Provenzi Machado, acompanharam a saída dos pacientes. Na oportunidade, Lírio Dagort desejou boa viagem e um bom procedimento a todos os pacientes e assegurou que “desde o início da nossa gestão o objetivo foi o de cuidar das pessoas de Xaxim e é isso que estamos fazendo. Com dignidade, honradez e gestão responsável com o dinheiro público, estamos proporcionando mais este mutirão de cirurgias de quadril que irá devolver a qualidade de vida a estes 18 xaxinenses, que há anos aguardavam o procedimento e que agora estão sendo contemplados por meio da realização com recursos próprios”, pontuou.

O vice-prefeito Adriano Bortolanza pontuou que Xaxim está sendo referência no Estado com a realização das cirurgias eletivas com recursos próprios. “É uma realização e uma alegria poder ver a esperança e a felicidade destes pacientes em realizar a cirurgia que há anos estavam aguardando. Junto com o prefeito Lírio e com o secretário Davi e toda a equipe da Saúde estamos trabalhando para cuidar dos nossos xaxinenses”, frisou.

O secretário da Saúde, Davi Provenzi Machado, expôs que “para nós é uma satisfação muito grande poder proporcionar estes mutirões por meio do Programa Aqui a Fila Anda. Agradeço a atenção especial que o prefeito Lírio e que o vice Adriano dedicam em prol da saúde da nossa gente. Neste final de semana, seis dos 18 pacientes deverão realizar o procedimento cirúrgico e, os demais, já retornam para Xaxim no domingo com data marcada da cirurgia”, destacou.

Dona Lenira Magnoni Chiodi, de 69 anos, que integra o grupo, aguarda pela cirurgia há mais de seis anos. Ela observa que este é um momento muito feliz e que está esperançosa pela recuperação da saúde. “Há anos eu não caminho direito e sofro com fortes dores. Estou preparada para a cirurgia e espero que, assim como eu, todos estes pacientes recuperem a saúde”, destacou.

O paciente Valdir Cortina, de 58 anos, relatou que “sofro com dores e a qualidade de vida sempre ficou comprometida nas atividades do dia a dia. Só tenho a agradecer à Administração Municipal e a Secretaria por proporcionar este momento que por nós era tão aguardado”. A xaxinense Ivete Cortina, que irá acompanhar o esposo frisa que “a expectativa é que ele opere neste final de semana e que logo se recupere para que possamos voltar a dançar no grupo de idosos e comemorar a sua recuperação”, finalizou.

O diretor de Transportes da Secretaria da Saúde, Sergio Pulga e a técnica do Sistema Nacional de Regulação (SISREG) da Secretaria da Saúde, Ivanir Giacomin, acompanharam os pacientes.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro