Close Menu

Busque por Palavra Chave

Empresários e representantes de entidades e do Poder Público de Chapecó discutem Logística & integração

Por: LÊ NOTÍCIAS
20/11/2018 09:07 - Atualizado em 20/11/2018 17:17
MB Comunicação Encontro discutiu o eixo Logística & Integração Encontro discutiu o eixo Logística & Integração

O eixo de “Logística & Integração” que faz parte do Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM) foi foco de seminário na última semana, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. O objetivo foi discutir o setor enquanto gerador de riqueza e desenvolvimento econômico e social. O evento integra o Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Prefeitura de Chapecó e Sebrae/SC e reuniu empresários e representantes do setor público local, de entidades e instituições.

O evento foi conduzido pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC Fábio Cesar de Moraes, que pontuou o panorama atual de Santa Catarina com base nos dados do levantamento Chapecó em Números. De acordo com pesquisa da FIESC/UFSC, o custo logístico da indústria catarinense é de R$ 0,14 em relação a cada real faturado (14%). A carência de um Porto Seco, a ausência de rede ferroviária eficiente, bem como os custos de melhorias pontuais, foram outros aspectos destacados.

Também foram ressaltadas ações de integração regional que vêm sendo desenvolvidas como, por exemplo, o Projeto Líder do Sebrae em parceria com a AMOSC, a articulação transfronteiriça em estágio adiantado entre Brasil, Argentina e Paraguai que permitirá a compra de milho paraguaio com a implantação do Corredor do Milho, o ensino bilíngue para policiais e agentes de saúde que atuam nas fronteiras Brasil e Argentina, a zona de integração do Centro Oeste da América do Sul (ZICOSUR), novas tratativas 2018, o Plano de Ação 2018/2021 para o crescimento das Américas, entre outros.

O evento também oportunizou definir a visão de futuro que é promover a valorização da atividade logística, facilitando os tramites burocráticos e operacionais, incentivando o desenvolvimento municipal homogêneo e auxiliando na integração dos ecossistemas locais e transfronteiriços.

Para o diretor de Incentivo ao Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Arthur Badalotti Smaniotto, é fundamental que o eixo de Logística & integração esteja entre os segmentos prioritários a serem trabalhados no Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal. “É mais uma alternativa para consolidar as ações em andamento, pois sem logística não há escoamento da nossa produção local e a vinda de insumos para nosso agronegócio e indústrias é prejudicada. Essas ações trabalhadas no encontro atendem às necessidades regionais e transfronteiriças, que resultam num crescimento sustentável”.

O PEDEM visa fortalecer a economia do município com base no planejamento dos eixos estratégicos para promoção do crescimento econômico e social de forma sustentável. Para definir os eixos foram avaliados os dados do documento “Chapecó em Números” que apresenta informações sociais e econômicas locais. Além do eixo de “Logística & Integração” outros quatro segmentos foram priorizados: “Indústria & bens de Capital”, “Agroalimentar”, “Turismo & Bem-estar” e “Inovação & Sustentabilidade”.

CIDADE EMPREENDEDORA

O Programa Cidade Empreendedora foi implantado no início deste ano em Chapecó com o objetivo de planejar, desenvolver, implantar e gerenciar soluções para intensificar o desenvolvimento econômico com aproveitamento das potencialidades locais. São 34 soluções em vários setores visando atender demandas que incluem a questão da promoção da cultura do empreendedorismo, compras públicas, identificação de oportunidades e reflexão das estratégias que podem ser utilizadas para estruturar políticas públicas de apoio aos pequenos negócios, programa de educação empreendedora, entre outros aspectos.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro