Close Menu

Busque por Palavra Chave

José Caramori receberá medalha do mérito cultural Cruz e Souza

Por: LÊ NOTÍCIAS
20/11/2018 14:18 - Atualizado em 20/11/2018 14:31
Divulgação/LÊ Ex-prefeito de Chapecó será homenageado neste sábado (23), em Florianópolis Ex-prefeito de Chapecó será homenageado neste sábado (23), em Florianópolis

O chapecoense, ex-prefeito José Claudio Caramori receberá neste sábado (24) em Florianópolis, a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa. A comenda é a maior honraria concedida pelo Estado de Santa Catarina para pessoas ou entidades que tenham contribuído de forma significativa para o desenvolvimento cultural do estado catarinense.

A comenda é concedida pelo Governador do Estado, após consulta pública, que foi realizada entre 20 de setembro a 31 de outubro de 2018. A consulta foi realizada em todas as regiões do Estado e submetida à aprovação do Conselho Estadual de Cultura, que após análise detalhada de cada currículo, em votação secreta, escolhe os oito agraciados. Nesta edição foram mais de 400 indicações públicas.

QUEM É

José Claudio Caramori é bacharel em Administração de Empresas, com pós-graduação na área de Gestão em Seguros. Estudou Direito, foi presidente de importantes instituições locais, vereador, presidente da Câmara Municipal, presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), presidente da Associação de Municípios do Oeste (AMOSC), Presidente do Badesc, Presidente do Conselho Curador da Fundação Cultural Badesc, vice-prefeito e prefeito por duas vezes em Chapecó. Como gestor público municipal desenvolveu importante papel em prol da cultura da região Oeste, tornando Chapecó “case modelo” na Gestão Municipal de Cultura para o Estado de Santa Catarina, 2009 a 2015. Entre os destaques estão: criação da primeira secretaria exclusiva de cultura de Santa Catarina, Sistema Municipal de Cultura (adesão ao Sistema Nacional, Plano, Fundo, Secretaria e Conselho de Política Cultural). Enquanto gestor lançou cinco editais municipais para cultura, criou três museus, sendo: o dos Balseiros, o da Colonização e, o de História e Arte. Também criou uma galeria Municipal de Artes. Instalou novo e definitivo espaço para o Arquivo Público Municipal e o primeiro Centro de Artes e Esportes Unificados de Santa Catarina.

Entre as inúmeras atividades credenciais no setor cultural, José Cláudio Caramori incentivou e acompanhou a criação da Orquestra Sinfônica e Coro de Chapecó. Na cultura tradicionalista gaúcha, muito presente na região Oeste Catarinense e da qual é grande admirador e atuante, incentivou e apoiou a criação do Parque Farroupilha Chapecó, surgindo assim o primeiro “Acampamento Farroupilha” permanente da cultura tradicionalista em Santa Catarina. Além disso, apoiou e incentivou diversas festas de etnias, manifestações culturais como associações corais e instrumentais, o primeiro concurso público para trabalhadores da cultura em Chapecó, investindo no crescimento da Escola de Artes, incentivando a música, as artes cênicas e as artes visuais, entre tantas outras iniciativas. Caramori tem estado presente e permanente incentivador das manifestações culturais de Chapecó e região.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro