Close Menu

Busque por Palavra Chave

Marema promove dia de conscientização sobre a dengue

Por: LÊ NOTÍCIAS
29/11/2018 16:52 - Atualizado em 29/11/2018 17:00
Prefeitura de Marema Armadilhas são monitoradas periodicamente em Marema Armadilhas são monitoradas periodicamente em Marema

O status que Marema carrega em relação à dengue é invejável. Apesar de estar cercada por municípios infestados, a cidade nunca registrou focos do mosquito Aedes aegypti. A condição é motivo de orgulho para os moradores e autoridades. Mesmo assim, os alertas não são esquecidos. Nesta sexta-feira (30), uma grande ação de conscientização será realizada na praça municipal.

O vigilante sanitário Egídio Ceratto, explica que profissionais de saúde vão reforçar as orientações e enaltecer sobre os cuidados. “O clima quente e chuvoso é propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A população precisa ficar atenta e não deixar água acumulada em vasos, tampas, calhas ou qualquer outro objeto que possa reter água,” alerta.

Periodicamente a Vigilância Sanitária monitora 716 domicílios em Marema e uma população de aproximadamente dois mil habitantes. Semanalmente são analisadas e encaminhadas para análise, amostras de oito armadilhas instaladas em diferentes pontos da cidade. “Apesar da nossa boa condição, estamos em alerta. Não podemos cruzar os braços. Agentes públicos e a comunidade precisam seguir com os esforços para manter essa condição de município livre da dengue,” afirma.

O prefeito de Marema, Adilson Barella, diz que a conquista por um território livre do Aedes aegypti, é de toda a população que preza pela limpeza da cidade. “Regulamente a Prefeitura realiza ações para recolher entulhos. Fazemos a limpeza das áreas públicas e realizamos vistorias em imóveis e locais que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue. De qualquer forma, o mais importante, é a contribuição da população. As crianças aprendem nas escolas, as famílias são atentas e a sociedade colabora. Isso tudo contribui significativamente para esse resultado satisfatório”, aponta o prefeito.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro