Close Menu

Busque por Palavra Chave

Alesc - Home

EEB Gomes Carneiro realiza Café Filosófico e debate sobre cotas em universidades

Por: LÊ NOTÍCIAS
05/12/2018 16:53
Iraci Scanagatta Café Filosófico foi promovido nesta terça-feira (04), na EEB Gomes Carneiro, em Xaxim Café Filosófico foi promovido nesta terça-feira (04), na EEB Gomes Carneiro, em Xaxim

Nesta terça-feira (04), os alunos da 2ª série do período vespertino da E.E.B Gomes Carneiro organizaram um Café Filosófico para debater diferentes temas como: a importância da filosofia na contemporaneidade, como essa área do conhecimento nos ajuda a desvelar a compreensão da conjuntura da nossa sociedade atual, porém de maneira mais descontraída, mas com grande profundidade dos temas debatidos.Essa atividade foi planejada, organizada pela professora Danyela Dalla Cort, que ministra essa disciplina na turma.

O objetivo inicial consistiu em aproximar os alunos da linguagem filosófica, a fim de que percebam a relação da Filosofia com o mundo. Nesse ano, o professor convidado para desenvolver esta atividade, foi o professor doutor em Filosofia, Ediovani Gaboardi, da Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS), do campus de Chapecó.

Para Ediovani, esse foi um momento muito rico de diálogo com os estudantes que estão na fase tão importante de sua formação. “Eu pude perceber a curiosidade em torno dos temas de filosofia e a compreensão do papel que ela tem na formação de cada um, tanto para a vida profissional quanto para o amadurecimento pessoal. A escola está de parabéns pela iniciativa de aproximar-se da UFFS e de se preocupar com a formação de seus estudantes, para além das práticas tradicionais”, enfatiza o professor.

Na mesma oportunidade, foi realizada a oficina intitulada “Desigualdade de Direitos Políticos de Cotas no Brasil”, para alunos das 1ª e 2ª séries do período matutino. A atividade foi desenvolvida pela professora Silvana Mick Frigo, que ministra a disciplina de Sociologia. A professora Silvana enfatiza que “momentos como esses são de extrema importância para analisarmos a conjuntura atual da sociedade brasileira, devido à pluralidade de ideias, porque se faz necessária que essa abordagem seja dialogada, discutida e compreendida em sua totalidade”. A convidada que conduziu o trabalho foi a professora Claudete Gomes Soares, também da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Num primeiro momento, ela fez um breve recorte histórico sobre a formação da sociedade brasileira, bem como, o Brasil se relaciona com a ideia de direitos sociais de e cidadania. Na sua avaliação, estes encontros servem para “aproximar a universidade da escola, e entender que a compreensão de que não são universos diferentes. Além disso, serve para a universidade sair dos seus murros, conversando e dialogando junto à comunidade”, finaliza a professora.


Outras Notícias
Sicoob 2018 - Home

Avenida Plínio Arlindo De Nês, 1105, Sala 202 - Centro
Xaxim - Santa Catarina
CEP: 89825-000
redacao@lenoticias.com.br
(49) 3353-5210
(49) 99997-9025