Close Menu

Busque por Palavra Chave

PEDALANDO POR AÍ

Ciclista chapecoense pratica esporte por amor e conquista prêmios como resultado

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/12/2018 09:37
Arquivo Pessoal Jakeline Mendes já participou de mais de vinte provas de ciclismo, desde que iniciou no esporte, em 2014 Jakeline Mendes já participou de mais de vinte provas de ciclismo, desde que iniciou no esporte, em 2014

Por Vitória Schettini

Emagrecimento, melhora na qualidade do sono e redução do estresse são alguns dos benefícios que o ciclismo oferece ao organismo. Embora pratique também por esses motivos, a ciclista chapecoense Jakeline Mendes pedala por amor. Ela já participou de mais de vinte provas de ciclismo e em muitas delas, ganhou prêmios. Em entrevista ao LÊ, Jakeline conta como iniciou no esporte e como se apaixonou pela prática.

Conforme Jakeline, ela iniciou a prática em 2014, quando estava iniciando seu mestrado. “Eu pedalei por alguns meses, mas apenas uma vez por semana, para descontrair e conhecer lugares na região. No ano seguinte, eu engravidei e fiquei um ano sem contato com a bike. Posteriormente ao nascimento do meu filho, encarei a bike como uma oportunidade de perder o peso da gestação, o que aconteceu muito rápido e de forma muito prazerosa”, ressalta Jakeline.

Na metade de 2016, ela retornou ao esporte, andando de bike regularmente e então, percebeu que queria competir. “Eu fui atrás de provas de ciclismo e no final de 2016, participei da minha primeira competição, o Desafio Serra do Rio do Rastro, mas fiz apenas com o intuito de completar a prova, pois imaginava que seria difícil. Dali em diante, não parei mais”, lembra Jake, que pratica entre 12 e 18 horas por semana de ciclismo.

Entre as mais de vinte provas de ciclismo em que pedalou, a chapecoense também participou de mountainbike, e estrada e entre as que mais a marcaram, está o Desafio Serra do Rio do Rastro, em 2016, a qual foi vice-campeã, em 2017 e quando foi campeã da prova de circuito da Taça Ludovico Tozzo, em 2018, em Chapecó. “As participações dos Jasc 2017 e 2018 ficaram muito fortes na minha memória e no coração, pois pedalo levando o sonho de um dia conseguir uma medalha pelo município. Quando fui vice-campeã elite no Desafio Ricardo Pscheidt, aqui em Chapecó, senti que foi uma prova muito técnica e muito desafiadora. Cada uma tem seu brilho e sua especificidade. Sou uma pessoa competitiva e determinada e bike foi a melhor forma de canalizar e trabalhar essas características pessoais. Cresci muito como pessoa através das competições”, enfatiza.

Ainda, ela foi campeã de uma etapa do Circuito Vale do Iguaçu de Mountain Bike, no Paraná. Ela comenta que guarda com muito carinho os troféus que ganhou ao longo de dois anos competindo e brinca, comentando que precisa de novas prateleiras.

Para ela, entre os benefícios do ciclismo estão o equilíbrio e motivação para as outras esferas da vida. “A bike me deixa alerta e com ótima disposição para todas as tarefas. Sendo professora e mãe, preciso ter um bom condicionamento para cumprir tudo que a semana demanda. Há a questão da saúde e do condicionamento e em relação a isso, nunca antes me senti tão bem em ter uma atividade física como parte da minha rotina. Outro benefício são as experiências de conhecer pessoas incríveis e lugares maravilhosos. Isso só já é motivo suficiente. Como todas as coisas que fazemos na vida, devemos entrar no ciclismo por amor”, finaliza Jake, que pretende continuar defendendo a camisa de Chapecó, seguir treinando e competindo e em 2019, quer buscar patrocínio e mais apoiadores, para poder manter a periodicidade das competições.

Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro