Close Menu

Busque por Palavra Chave

A Fantástica Fábrica de Sabores da Unochapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/12/2018 17:17
Unochapecó É na Cozinha da Unochapecó que preparam-se os deliciosos pratos de muitos dos eventos que acontecem na instituição É na Cozinha da Unochapecó que preparam-se os deliciosos pratos de muitos dos eventos que acontecem na instituição

Olhos atentos em cada corte. Temperos na dose ideal. Molho, farinha, azeite, polvilho. Mãos na massa, olhos no relógio e expectativa para que tudo fique saboroso. Em meio a isso, acadêmicos do curso de Gastronomia se movimentam para preparar o coffee break de mais um evento que acontece na Unochapecó. É desse envolvimento que muitas vezes os deliciosos petiscos saem, direto para serem sentidos pelo paladar de dezenas de pessoas. Para quem experimenta é uma explosão de sabores. Para quem prepara é a adição de dedicação, capricho e, acima de tudo, paixão. Ingredientes esses, que fazem toda a diferença.

Caso você nunca tenha visitado a Cozinha Escola do curso de Gastronomia da Uno, saiba que é lá que estudantes, técnicos e professores se reúnem para preparar os deliciosos pratos servidos em muitos dos eventos que acontecem por aqui. A Cozinha é o local onde todos colocam em prática o que aprendem nas aulas, mas também os permite ir além. É lá que sonhos flutuam entre talheres, ingredientes e mãos, que amassam o pão, misturam a carne ou decoram as sobremesas. É como diz a estudante do 4º período do curso, Greicy Ferreira. "São tardes muito legais que a gente passa dentro da Cozinha, e além dessa união de todas as turmas do curso, é um momento de aprendizado. São coisas que nem sempre você vai ver na prática dentro das aulas".

Na Cozinha, prepara-se de tudo, atendendo a todos os gostos. A hora de início do preparo, a quantidade de envolvidos e os pratos variam conforme o evento. Tudo depende do número de público presente e do cardápio escolhido. Mas independente disso, está a certeza de que cada item precisa ficar saboroso. E de sabor, o pessoal da Gastronomia entende bem. Isso fica claro quando nos deparamos com as mesas recheadas de alimentos feitos por eles. "O resultado final é o mais gratificante, pois quando as pessoas nos elogiam sabemos que estamos fazendo algo bom, gostoso. Mas as críticas também são muito bem-vindas, pois é assim que vamos aprimorando nosso trabalho", comenta Evair Schneider, também estudante do 4º período de Gastronomia.

É possível perceber que a Cozinha é muito mais do que um espaço onde criam-se pratos. É, também, onde futuros profissionais se dedicam ao máximo para tornarem-se ainda melhores naquilo que amam fazer. Os sonhos de cada um deles ficam ainda mais próximos quando um novo prato é aprendido ou um novo sabor é criado. Para Evair, não apenas fazer parte da equipe da Cozinha Escola, mas também ser acadêmico de Gastronomia, significa seu projeto de futuro. “Quero poder ter meu próprio empreendimento e poder trabalhar com o que realmente gosto de fazer”.

Assim, evento após evento da Unochapecó, em muitos deles temos a chance de experimentar os deliciosos pratos que uma equipe inteira de estudantes colocam à mesa. E não é apenas nosso paladar que se delicia com cada sabor. Nosso olfato se encanta com o cheiro, nosso tato aprecia a textura e nossa visão se deslumbra com a beleza de cada composição. Aline Lemes concorda com isso. Para a coordenadora de eventos da Uno, a primeira coisa que lhe chama atenção nos coffees preparados pelo curso de Gastronomia, é, com certeza, a aparência dos pratos. "A gente chega no ambiente e de cara já percebe uma mesa organizada com um colorido diferente e, também, com uma forma diferenciada de servir, muitas vezes em embalagens, o que foge do tradicional. Outra coisa que me chama atenção é que eles usam coisas muito comuns do nosso dia a dia e que às vezes a gente não acredita que consegue sair uma produção tão incrível".

E é ao ver a reação das pessoas que o trabalho de cada acadêmico torna-se ainda mais prazeroso, como Greicy mesmo diz. "É uma sensação de orgulho e felicidade de ver todos, ali presentes no coffee break, encantados com as comidas, elogiando as criações dos professores e a nossa produção". Produção essa que não poderia ser tão saborosa se não fosse o amor adicionado por cada um e degustado com admiração por todos. Nosso paladar agradece.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro