Close Menu

Busque por Palavra Chave

Secretário Davi comemora feitos inéditos na Saúde de Xaxim em 2018

Por: LÊ NOTÍCIAS
19/12/2018 17:22
Prefeitura de Xaxim O secretário de Saúde de Xaxim, Davi Provenzi Machado O secretário de Saúde de Xaxim, Davi Provenzi Machado

A saúde é prioridade em Xaxim. O Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde investe amplamente em cirurgias, oferta de medicamentos, consultas e exames. Nestes dois anos de gestão, foram realizadas 1.177 cirurgias eletivas com recursos próprios. Para se ter uma ideia, além do investimento milionário em cirurgias, somente neste ano foram realizados 73.327 exames, num total de R$ 356.463,06 também pagos com recursos dos cofres municipais.

Em 2018, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 46.814 consultas médicas; 1182 mamografias; 2204 exames preventivos; e 1850 consultas de pré-natal. Já as agentes de endemias visitaram 69.234 imóveis, as agentes comunitárias de saúde realizaram 104.779 visitas e o setor de fisioterapia atendeu 3.829 pacientes. No Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) foram realizados mais de 20 mil atendimentos pela nutricionista, psicóloga, educador físico, fisioterapeuta e assistente social.

No Cento de Atenção Psicossocial (Caps),200 pacientes foram atendidos mensalmente. Já nos procedimentos de acolhimento, visitas domiciliares, consultas médicas, psicológicas e atendimentos de serviço social, registraram a média mensal de 380 atendimentos. Na Farmácia Municipal, o registro mensal de atendimento foi de 4.485 e na Farmácia Municipal Santa Terezinha a média mensal de atendimento foi de 885.

Neste ano, a demanda por testes rápidos (HIV, Hepatite C e Sífilis) foi de 2.679. Ainda, foram realizados 89.690 procedimentos de aferição de pressão arterial, curativos simples, testes de glicemia (HGT) e verificação de Índice de Massa Corpórea (IMC). Na área da Odontologia, foram prestados 22.820 atendimentos e no Setor de Transporte Fora Domicílio (TFD) foram encaminhados 14.516 pacientes para municípios da região e estados vizinhos para consultas e tratamentos de saúde.

Na Vigilância Sanitária, foram coletadas 206 amostras de água; atendidas 717 denúncias de terrenos baldios, fossas e animais mortos, entre outros; realizadas 207 vistorias de saneamento básico para liberação de Habite-se; 166 vistorias de liberação de laudos para regulação de estabelecimentos; 113 cadastros de novos estabelecimentos; e 876 liberações de alvará sanitários para empresas.

“De expectativas superadas. Assim foi o ano de 2018 na Secretaria Municipal de Saúde. Tivemos muito trabalho, com o aumento das demandas por consultas, exames e medicamentos, agilidade na fila de espera e no programa Aqui a Fila Anda. Para que tudo isso pudesse ser realizado, contamos com a compreensão e o total apoio do prefeito Lírio e do vice Adriano, que liberaram os recursos, priorizaram a saúde dos xaxinenses e nos impulsionaram a fazer o nosso melhor em prol da saúde da nossa gente. Agradeço a todos os servidores da Secretaria pela dedicação e profissionalismo. Seguiremos neste ritmo no próximo ano, sempre buscando melhorar ainda mais o atendimento aos munícipes”, assegurou o secretário de Saúde, Davi Provenzi Machado.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro