Close Menu

Busque por Palavra Chave

Descarte incorreto de lixo compromete coleta e trabalho dos catadores em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
16/01/2019 16:16
Prefeitura de Chapecó Descarte incorreto de volumosos como móveis, eletrodomésticos e restos de poda e construção civil, compromete trabalho de profissionais Descarte incorreto de volumosos como móveis, eletrodomésticos e restos de poda e construção civil, compromete trabalho de profissionais

O péssimo exemplo de muitos cidadãos que não têm responsabilidade com os resíduos que produz tem tumultuado o sistema de coleta orgânica automatizada de Chapecó e comprometido a coleta seletiva e o trabalho de reciclagem nas Associações de Catadores. Tem sido recorrente o descarte incorreto de volumosos como móveis, madeira, eletrodomésticos, restos de poda e de construção civil próximo aos contêineres. Apesar do esforço da Administração Municipal de Chapecó em conscientizar as pessoas sobre o armazenamento e o descarte adequados do lixo, os maus comportamentos são corriqueiros.

O departamento de Resíduos Sólidos, da Secretaria da Infraestrutura Urbana, realiza ações diárias de orientação e conscientização, mas precisa muito mais da população. “Além do risco em se tornar um problema de saúde pública para moradores das proximidades, o descarte inadequado do “lixo” causa um aspecto visual muito feio e demanda estrutura e recursos públicos para o recolhimento e o destino final, além de dificultar o trabalho dos catadores. Estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos que a população colabore mais. Aos que tem responsabilidade com o “lixo” que produz, o nosso reconhecimento e agradecimento”, destacou o secretário de Infraestrutura, Ivaldo Pizzinatto.

Outro problema iminente é a falta de separação e a o descarte incorreto nos contêineres, o que compromete o volume de “lixo” seco recolhido e o processo de reciclagem nas Associações dos Catadores. Esse tipo de comportamento reduz a renda das famílias que vivem da reciclagem e representa mais gasto para o Município. “As pessoas precisam entender que o contêiner verde é para o armazenamento do “lixo” úmido/orgânico e o laranja para o “lixo” seco, o reciclável. É muito triste encontrarmos móveis e restos de construção civil próximos aos contêineres e em canteiros centrais, sendo que disponibilizamos dois endereços de Ecoponto para o descarte desses tipos de resíduos”, complementou o secretário.

Ecoponto

A implantação de caixas receptoras para o recebimento de resíduos volumosos, conhecidas como Ecoponto, é uma ação do Município que visa auxiliar os moradores no descarte adequado dos resíduos, evitando o péssimo exemplo de largarem nas vias públicas. O trabalho é coordenado pelo Departamento de Resíduos Sólidos. “A ação iniciou em março de 2016 e foi tão bem aceita pela população que se tornou um serviço permanente, ganhou um novo ponto, e ainda, teve horário de atendimento ampliado”, complementou a gerente de Resíduos Sólidos, Vanusa Maggioni.

Existe Ecoponto em Chapecó em dois endereços:

  • Na Secretaria de Infraestrutura Urbana, rua Sete de Setembro, nº 2063 E, bairro Presidente Médici, próximo à UPA 24horas.
  • E na Superintendência da Efapi, na rua Garças, 226 D.

O horário de recebimento é das 7h às 18h. Nos espaços estão dispostos quatro containers para o recebimento dos seguintes resíduos:

  • Poda e capina (grama, galhos, poda, capina, roçada);
  • Eletroeletrônicos (computadores, notebook, celular, monitor, televisor, pilhas e baterias. Deverão estar inteiros);
  • Eletrodomésticos, metais e ferros (geladeira, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal, latas de tintas);
  • Móveis (sofá, guarda-roupas, mesa, cadeiras de madeira, colchão, tábuas. Os móveis devem estar desmontados).

No Ecoponto, uma equipe de trabalho organiza a separação. Só são recebidos resíduos de pessoas físicas. Na hora de fazer o descarte, o morador realiza um cadastro. “Cada um é responsável pelo seu “lixo” e deve dar a ele o destino correto. O Ecoponto é uma alternativa que encontramos para minimizar o descarte inadequado, que geralmente acontece em terrenos baldios e nas calçadas públicas. Essa ação facilita o descarte feito pelos moradores e disponibiliza um local específico para estarem depositando seus resíduos. Queremos uma Chapecó cada vez mais limpa e saudável, eliminando possíveis criadouros para a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, explica o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

Atenção

É importante destacar que não são recebidas peças automotivas, materiais contaminados, estopas, lâmpadas, material hospitalar, pneus, entulhos e materiais de construção. Com relação aos móveis, os mesmos devem ser desmontados pelo gerador antes do descarte. Não são aceitos móveis inteiros. Já os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, deverão estar inteiros.

Terrenos Baldios

A limpeza de terrenos baldios é responsabilidade do proprietário. De acordo com informações existentes no setor de Cadastro da Diretoria de Tributos da Prefeitura de Chapecó hoje existem 16 mil terrenos baldios no Município. Os proprietários desses lotes são regularmente notificados a efetuaram a limpeza/roçada, como forma de proporcionar maior segurança, saúde e bem-estar à população.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro