Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Xaxim e pacientes comemoram sucesso no mutirão de cirurgia de quadril

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/01/2019 14:47
Prefeitura de Xaxim Prefeito Lírio Dagort ouviu e conversou com pacientes que estiveram realizando cirurgia em Passo Fundo (RS) Prefeito Lírio Dagort ouviu e conversou com pacientes que estiveram realizando cirurgia em Passo Fundo (RS)

Na manhã desta quarta-feira (23), pacientes do mutirão de cirurgia de quadril estiveram no Gabinete Municipal para relatar como foi o procedimento cirúrgico, realizado no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, e como está sendo a recuperação pós cirurgia. Ao todo, o mutirão de cirurgia de quadril contemplou 30 xaxinenses que há anos aguardavam na fila de espera pelo procedimento. O mutirão foi promovido pelo Governo de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, e pagos com recursos próprios do município. O valor total investido, somente neste mutirão, foi de R$ 480 mil. As cirurgias foram realizadas nos meses de novembro e dezembro.

O paciente Elói Zamprogna, de 71 anos, ressaltou que aguardava pela cirurgia há mais de 10 anos. “Antes da cirurgia, além de sofrer muito com as fortes dores, tinha muitas dificuldades de mobilidade e até para calçar uma meia. Fiz a cirurgia em Passo Fundo no dia 15 de novembro do último ano e estou com boa recuperação. Só tenha a agradecer à Administração Municipal, na pessoa do Prefeito Lírio e toda a equipe da Secretaria da Saúde pelo acompanhamento, cuidado e oportunidade de restabelecer a saúde”, frisou.

A xaxinense Vilma da Costa comentou que aguardava há três anos pelo procedimento e que agora, pós cirurgia, quer retomar os planos que haviam sido interrompidos pelas fortes dores que sentia. “Estou muito grata a todos. A equipe da Secretaria de Saúde, o secretário Davi, prefeito e vice que acompanharam nossa saída e chegada, e também a todos os colaboradores do Hospital São Vicente em Passo Fundo, fomos muito bem atendidos. Estou sem dor e me recuperando muito bem, logo quero abandonar as muletas. Quero retomar a vida e, principalmente, voltar a trabalhar, porque as dores eram tão intensas que tive que deixar de trabalhar meses antes da cirurgia. Vida nova daqui para a frente”, expôs.

“Antes da cirurgia eu estava praticamente inválida, no dia mesmo que fui embarcar para Passo Fundo, fui carregada pela filha porque não conseguia mais nem caminhar devido a tanta dor. No Hospital São Vicente, todos nós fomos muito bem tratados e, hoje a palavra que resume para esse momento é gratidão. Agradeço a todos da Secretaria, ao Prefeito Lírio e ao Vice Adriano, a toda a equipe da Prefeitura que possibilitou essa cirurgia para essas pessoas que, assim como eu, estavam com as vidas estagnadas pelas fortes dores. Quero melhorar bem e voltar a dançar, a sair de casa e ter uma vida normal”, finalizou.

Acompanharam a reunião, o secretário municipal da Saúde, Davi Provenzi Machado, as servidoras da Saúde, Ivanir Giacomin e Mariane Ciota, o secretário da Administração, Chico Viecelli, a diretora de Licitações Ediane Gonçalves de Almeida e a tesoureira Gisele de Vargas. Durante a reunião, o prefeito Lírio Dagort expôs que “este é um momento muito especial para estes pacientes e também para nós, gestores. É gratificante poder realizar ações para devolver a qualidade de vida para estas pessoas. Este mutirão de cirurgia de quadril foi possível por meio das economias que realizamos. Investimos somente neste mutirão, R$ 480 mil de recursos próprios do município e, já estamos em fase de elaboração do edital para os dois próximos mutirões, que serão mutirões de cirurgias de joelho, onde temos 30 pacientes na fila de espera pela cirurgia, e mutirão de cirurgias de coluna, onde aproximadamente 300 xaxinenses aguardam ansiosamente pela cirurgia para voltar a ter uma vida normal. Cuidar da saúde da nossa gente sempre foi o nosso compromisso e, vamos seguir investindo alto na saúde”, assegurou o prefeito Lírio.

O secretário da Saúde, Davi Provenzi Machado, pontuou que “2018 foi um ano de muitas conquistas para a Secretaria de Saúde e para muitos xaxinenses que tiveram a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida, por meio dos mutirões e de tantos procedimentos realizados. Estamos felizes com a sinalização positiva do Prefeito e do Vice para os dois novos mutirões, que devem acontecer nos próximos meses, após o processo licitatório. Com certeza, 2019 o número de xaxinenses que irão melhorar a qualidade de vida será muito maior”, finalizou.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro