Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Xaxim realiza colheita de silagem que alimentará 27 mil bovinos

Por: LÊ NOTÍCIAS
05/02/2019 14:44
Prefeitura de Xaxim Segundo o IBGE, em Xaxim há aproximadamente 1.800 hectares de área destinada ao plantio de milho para silagem Segundo o IBGE, em Xaxim há aproximadamente 1.800 hectares de área destinada ao plantio de milho para silagem

A base da economia xaxinense é oriunda da agricultura, com foco para o agronegócio. Neste setor se destaca a produção anual média de leite, que é de 38 milhões de litros/ano. Para impulsionar a bovinocultura leiteira e chegar a tamanha produção, há cerca de 27 mil bovinos no município e, dentre esses, 10 mil são leiteiros. O expressivo rebanho requer grande quantidade de alimento e por isso é crescente a produção de silagem no município de Xaxim.

Para incentivar ainda mais aos produtores, a Prefeitura de Xaxim por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, desenvolve programas específicos em benefício desta atividade. Conforme o engenheiro agrônomo da Secretaria, Volnei Dervanoski, “o IBGE estima que em Xaxim haja, aproximadamente, 1.800 hectares de área destinada ao plantio de milho para silagem. Para isso, o município dispõe de seis tratores, com equipamentos adequados para colheita e, consequentemente, para suprir a demanda de atendimento aos produtores nos meses de janeiro e fevereiro, a contar com as condições climáticas adequadas. Como a demanda é muito grande, parte dos trabalhos é terceirizada e àqueles que necessitarem deste auxílio devem fazer contato com a Secretaria e realizar a solicitação”.

De acordo com o diretor da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Adriano Brunetto, “toda a logística e acompanhamento dos trabalhos de colheita da silagem é acompanhada por profissionais da Secretaria. A silagem é um dos principais alimentos para os animais em época de seca e pouca pastagem. Nesse sentido, auxiliamos todos os produtores, indistintamente, que necessitam dos trabalhos para garantir a alimentação do rebanho leiteiro e gado de corte”, finalizou.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro