Close Menu

Busque por Palavra Chave

Novo pároco da Igreja São Luiz Gonzaga chega com mensagem de fé, esperança e união

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/02/2019 15:52
Axe Schettini/LÊ Freis Gilson Kammer e Jacir Zolet concederam entrevista ao LÊ NOTÍCIAS, nesta quinta-feira (07) Freis Gilson Kammer e Jacir Zolet concederam entrevista ao LÊ NOTÍCIAS, nesta quinta-feira (07)

Por Axe Schettini

A Igreja Matriz São Luiz Gonzaga foi palco, na última terça-feira (05), da missa de apresentação dos novos freis que formarão a Fraternidade Franciscana em Xaxim, Lajeado Grande, Marema e Entre Rios. Com a saída do frei Alex Ciarnoski, que agora está residindo e atuando em Pato Branco (PR), o novo pároco frei Gilson Kammer foi apresentado, juntamente com vigários paroquiais, frei Vanderlei da Silva Neves, frei Jacir Antônio Zolet e frei Evaldo Ludwig.

Embora a missa oficial de posse aconteça no dia 10 de março, o LÊ NOTÍCIAS conversou com o novo pároco nesta quinta-feira (07).

Sereno e perspicaz, frei Gilson disse que, com os demais frades, fará um excelente trabalho na Paróquia São Luiz Gonzaga. “A igreja quem faz é o próprio povo. Conversando com os demais frades, juntos, vamos ver o que pode e necessita ser feito nos quatro municípios da paróquia. Vamos estar à frente dos trabalhos, mas nunca é um trabalho pessoal”, disse.

Nascido em Atalanta, no Alto Vale do Itajaí, contou que sua família sempre foi engajada na Igreja Católica, tendo um tio e um primo que são padres. “Toda nossa família sempre esteve envolvida na igreja. Iniciei minha vida religiosa com o acompanhamento dos meus pais, catequistas e frades. Em 1996, comecei no seminário em Ituporanga, depois fiz o Ensino Médio em Agudos (SP), fui postulantado em Guará (SP) e nupciado em Rodeio (RS), em 2001. Formei-me em Filosofia e Teologia e ordenei em 2011 na minha cidade. Desde então, era pároco na Paróquia Santa Clara de Assis, em Colatina (ES), e agora fui transferido para Xaxim”, relata.

Antes da missa de posse, que contará com a presença do bispo de Chapecó, Dom Odelir José Magri, será realizada a 7ª Festa de Frei Bruno nos dias 23 e 24 de fevereiro, que terá como objetivo angariar fundos para substituição do piso interno da Igreja Matriz. Segundo os organizadores, quem contribuir com R$ 100,00, ganha uma cartela para concorrer a um Fiat Mobi 0km, uma moto CG 125 0km e uma televisão 40 polegadas, que serão sorteados no domingo (24).

Lembrando da importância de Frei Bruno, o novo pároco de Xaxim foi enfático ao dizer que, no futuro, nada impede que Xaxim possa ter maiores manifestações em prol do frade que ainda está no coração dos xaxinenses. “O processo de canonização está em andamento e nada nos impede de fazer algo maior lá na frente. A festa está sendo um exemplo da presença de Frei Bruno, de maneira mais pública. Mas no dia a dia, as famílias carregam consigo a presença dele”, explanou frei Gilson.

Ao citar a fé, disse que vai estar sempre à disposição de todos. “A gente se coloca à disposição de todas as pessoas para poder levar a paz, esperança e alegria franciscana, desta maneira buscando viver a palavra de Deus, fazendo com que isso norteie nossa caminhada de fé”.

FÉ E VIDA

Com frei Gilson Kammer, chega o vigário paroquial frei Jacir Zolet, que é nasceu em Ibiraiaras (RS) e também tem toda sua família e ligada à religião. “Nossa família é de uma fé muito definida. Para nós, fé e vida andam muito juntas”, disse ao .

Sua vida religiosa iniciou no seminário de Rio Negro, depois foi para Luzerna, Agudos (SP) e Petrópolis (RJ), onde se formou em Filosofia e Teologia. “Trabalhei muito tempo com educação e depois em uma grande obra social no Rio de Janeiro. Após isso, estive como pároco em Forquilhinha e Chopinzinho, agora seremos vigário paroquial em Xaxim”, conta.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro