Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeita de São Domingos, Eliéze Comachio é empossada como presidente da Amai

Ainda, cerimonial de homenagens aos 40 anos da Associação uniu emoção, resgate histórico e valorização
Por: LÊ NOTÍCIAS
11/02/2019 17:27
Amai Prefeita Eliéze é a primeira mulher, em 40 anos, a presidir a Amai Prefeita Eliéze é a primeira mulher, em 40 anos, a presidir a Amai

“Foi um misto de sentimentos”, assim descreve Leoclides Bigolin, ex-presidente e um dos fundadores da Amai, em relação ao cerimonial de homenagem à Associação dos Municípios do Alto Irani que ocorreu na última sexta-feira (08) em Faxinal dos Guedes.

O evento, guiado pela assessora de comunicação da Amai, Fernanda Bertotto e o comunicador Jorge Luiz, lembrou um pouco da trajetória da Associação, suas participações no desenvolvimento regional e ainda homenageou com a Comenda do Mérito Municipalista Amai 40 anos os prefeitos fundadores da Amai, os ex-presidentes e os 14 prefeitos em exercício da regional.

Valorizando as mulheres pioneiras na participação política regional, foram entregues comendas e homenagem à Clarice Rodigheri Schneider, que foi por duas vezes vice-prefeita em Bom Jesus e em 2004 foi eleita para comandar o município, tornando-se a primeira prefeita na região AMAI. No contexto estadual, a prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind também recebeu a comenda, por ter sido a primeira presidente mulher da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) na gestão de 2016.

“É um prazer receber esta homenagem, principalmente por ser mulher. A presidência da Fecam foi um desafio ao mesmo tempo uma conquista pois, para nós mulheres, quando entramos em um ambiente predominantemente e historicamente masculino sempre tem um sentimento de prova e acredito que isso não é só na política, mas em todos os setores. Então estar à frente de trabalhos assim, nos dá ânimo e nos desafia e incentiva outras mulheres a mostrarem seu potencial, que é muito grande. Sempre brinco que temos duas pérolas guardadas em caixinhas que precisam ser buscadas, valorizadas e desafiadas a assumir funções. Temos uma característica que pode fazer grande diferença na gestão pública e espaços que ocupamos”, comenta Sisi.

Foram homenageados ainda, o líder municipalista Milton Sander, fundador e presidente da hoje maior e mais importante entidade municipalista do Brasil – a Confederação Nacional de Municípios (CNM) a comenda em memória de Milton, foi entregue a seu sobrinho Marcio Sander. Representando os colaboradores que trabalham em prol dos municípios, o coordenador de Topografia da Amai, Alcemir Rama, também recebeu a comenda.

Após as homenagens foram apresentados vídeos dos projetos da Amai, institucional e focados ao turismo. A cerimônia se encerrou com a passagem da presidência e posse da nova diretoria que ficou composta por Eliéze Comachio como presidente, o prefeito de Entre Rios, Jurandi Dell Osbel como 1º vice-presidente, e prefeito de Ouro Verde, Amélio Remor Júnior como 2º vice-presidente.

Eliéze fechou a cerimônia com seu primeiro discurso como presidente focando nos desafios enfrentados pelas mulheres no âmbito político e o orgulho em ser a primeira mulher frente a Associação em seus 40 anos de fundação.

“Assumo hoje, enquanto mulher, enquanto prefeita, nos 40 anos da nossa Amai, a presidência da Associação. Poucas mulheres nestes 40 anos de história ficaram presentes nestes espaços de poder. Nós mulheres precisamos todos os dias nos desafiar e vence-los. E ainda provar diariamente nossa competência e capacidade de governar bem nossos municípios. Tenho certeza que apesar de hoje apenas 23 prefeitas no Estado e cinco deputadas estaduais, sabemos que precisamos cada vez mais nos unir em atos de coragem para ocupar também os espaços dentro da política. Tenho certeza que quando governamos juntos, homens e mulheres, temos a oportunidade de fazer e construir cidades, mais justas humanas e fraternas. É mais uma vez a mulher vencendo barreiras, se empoderando e fazendo história”, finaliza Eliéze.

Os convidados foram recepcionados com coquetel e um grande brinde em comemoração aos 40 anos da Associação.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro