Close Menu

Busque por Palavra Chave

INCENTIVO AO CAMPO

Agricultores recebem auxílio da prefeitura para produção de silagem

Produção de silagem iniciou ainda nos primeiros dias de janeiro (Fotos: Prefeitura de Xaxim) Produção de silagem iniciou ainda nos primeiros dias de janeiro (Fotos: Prefeitura de Xaxim)

Ainda nos primeiros dias de janeiro, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Xaxim iniciou o trabalho de produção de silagem nas propriedades do interior do município. Ao todo serão mais de 400 produtores rurais atendidos com o suporte na produção de silagem. Atualmente, o município possui quatro ensiladeiras com trator e carreto agrícola e mais 10 ensiladeiras terceirizadas, que estão trabalhando diariamente nas propriedades rurais.

Na última quarta-feira (18) o vice-prefeito Adriano Bortolanza, acompanhado do vereador e engenheiro agrônomo da Secretaria, Volnei Dervanoski, visitou as propriedades rurais para acompanhar de perto o trabalho que está sendo realizado. “Estamos visitando os agricultores para ouvir as demandas de serviço e principalmente, para acompanhar o trabalho que a prefeitura está realizando. Nosso objetivo é estar mais próximo dos agricultores e atender, na medida do possível, as demandas de cada um”, frisou Bortolanza.

O agricultor Carlos Matielo, morador da Comunidade de Vila Florindo Folle, destacou que a parceria com o município é muito importante para garantir a produção de silagem, que é uma alternativa de alimentação para o gado leiteiro, principalmente nos meses de inverno. “Aqui na propriedade nossa produção é de aproximadamente 12 mil litros de leite por mês e a silagem irá garantir a alimentação do gado nos meses de inverno. É bom ver que o vice está visitando os agricultores e fiscalizando o trabalho”.

A cadeia leiteira de Xaxim possui aproximadamente um plantel de 10 mil animais, que são responsáveis pela produção mensal de três milhões de litros de leite. Além do serviço de silagem, a Secretaria de Agricultura presta auxílio aos produtores com orientações técnicas e distribuição de adubo orgânico e ainda disponibiliza uma retroescavadeira para aberturas de valas para estocagem da silagem.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro