Close Menu

Busque por Palavra Chave

Câmara de Vereadores de Chapecó pretende organizar audiência para debater sobre obra do aeroporto

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/02/2019 14:43 - Atualizado em 14/02/2019 14:44
MB Comunicação Ampliação do aeroporto foi um dos temas debatidos na sessão Ampliação do aeroporto foi um dos temas debatidos na sessão

A Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou, nesta quarta-feira (13), requerimento para a realização de uma audiência pública que discuta a ampliação do Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso. A proposta do vereador Cleiton Fossá é reunir autoridades, entidades e a comunidade para debater sobre o funcionamento e entender como será realizada a obra.

O vereador destacou que o aeroporto é estratégico para o desenvolvimento de Chapecó e região, por isso merece ser debatido coletivamente. “Aprovamos a realização da audiência pública aqui na Câmara, mas a ideia é levar essa proposta à Assembleia Legislativa de Santa Catarina para que possamos ampliar a representatividade política e envolver deputados, senadores, órgãos do Poder Executivo estadual e federal, bem como a sociedade. Queremos entender como está o aeroporto, quanto ele custa para a cidade, de quem é esse patrimônio, quais são as propostas existentes para ampliação e quem vai assumir”, explicou.

De acordo com Fossá, para além da ampliação do terminal de passageiros, as reformas devem adequar o aeroporto para que ele opere também como um porto seco. Isso significa oferecer serviços alfandegários para receber e armazenar cargas de importadoras e exportadoras. A vereadora Marcilei Vignatti ainda defendeu a internacionalização do aeroporto municipal.

Em audiência no início deste ano com a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) destacou a obra como uma das prioridades do Oeste. A entidade criticou os entraves burocráticos e administrativos para a licitação da ampliação e cobrou agilidade na solução dessas questões.

DEMAIS DELIBERAÇÕES

Na sessão foram aprovados mais dois requerimentos. Um deles pede que a prefeitura apresente um plano de regularização das 41 escolas autuadas pelo Corpo de Bombeiros Militar. O outro solicita o envio de ofício ou convites a órgãos municipais, autoridades e entidades para que participem de reunião de trabalho acerca da regulamentação da lei complementar nº 638, de 12 de setembro de 2018, que dispõe sobre a política municipal de prevenção aos maus-tratos, controle de procriação descontrolada e indesejada, criação, comércio, uso, manejo e o transporte e trânsito de animais de estimação em Chapecó, além de ações e políticas públicas que estão sendo desenvolvidas pela municipalidade relacionadas à recente aprovação da lei.

MOÇÕES E INDICAÇÕES

Os vereadores também votaram a favor de duas moções. A primeira é um apelo para a revogação da Medida Provisória (MP) 870/19, que modifica a política pública de segurança alimentar e nutricional; e a segunda pede a remoção dos tachões de sinalização por uma lombada física na rua Bahia, em frente ao imóvel de nº 470.

Foram aprovadas oito indicações para fazer o patrolamento e cascalhamento das estradas municipais no distrito de Sede Figueira, no bairro Trevo e nas comunidades Bacia, Linha Batistello, Linha Boa Vista, Linha Tormen, Colônia Cella, Linha Sarapião, Linha Cascavel e Linha Simonetto; roçada na área na área verde do bairro Vederti; tapar buraco na rua Sônia Zani, no bairro São Pedro; firmar uma parceria com entidades, ONGs e empresas para a implantação de fossa séptica biodigestora nas residências próximas a rios e córregos de Chapecó; recuperar o asfalto nas ruas próximas à unidade de saúde do bairro Efapi; instalar placas de sinalização no triângulo da avenida General Osório e rua João Martins indicando a direção a ser tomada para quem pretende ir ao Rio Grande do Sul, bairro Efapi e municípios vizinhos; implantar uma lombada física na rua Contestado, entre as ruas Brusque e João Cruz e Souza, no bairro Bela Vista; e colocar mais lixeiras padronizadas para o lixo reciclável em toda a extensão da rua Condá.

PROGRAMA DA ACIC

A ACIC tem um programa que acompanha as sessões legislativas de Chapecó e fomenta a presença da sociedade nos debates da Câmara de Vereadores. Para acompanhar o calendário completo das sessões basta acessar www.cmc.sc.gov.br. Toda a comunidade está convidada a participar. Para mais informações sobre a iniciativa entre em contato pelo e-mail executivo@acichapeco.com.br ou pelo telefone (49) 3321-2800.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro