Close Menu

Busque por Palavra Chave

Safra catarinense de milho chega a 2,8 milhões de toneladas

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/02/2019 17:21
Divulgação/LÊ Santa Catarina consome em média sete milhões toneladas de milho por ano Santa Catarina consome em média sete milhões toneladas de milho por ano

Maior importador de milho do Brasil, Santa Catarina amplia a safra em 11,4% e deve colher 2,8 milhões de toneladas do grão este ano. O aumento do volume é resultado da expansão da área plantada e de uma das maiores produtividades do país. Com uma cadeia de proteína animal fortalecida, o estado produz apenas metade do milho necessário para abastecer sua demanda de aproximadamente sete milhões de toneladas/ano.

“Santa Catarina tem grande expressão na produção de carnes. Somos o maior produtor de suínos e o segundo maior produtor de aves do Brasil, e o milho é o grande insumo para manter essa produção. O abastecimento do grão é uma questão estratégica para o estado, principalmente para dar mais competitividade à cadeia de proteína animal”, ressalta o secretário da Agricultura e da Pesca, Ricardo de Gouvêa.

A boa notícia para o agronegócio catarinense é que regiões importantes para a produção de milho aumentaram substancialmente a área plantada do grão. A região de Curitibanos, que inclui Campos Novos, terá uma safra 57% maior este ano, com uma expansão de 40% na área plantada. O mesmo acontece em Xanxerê, região que terá uma colheita 23,7% maior este ano. Santa Catarina terá 331,7 mil hectares plantados, um aumento de 8,4% em relação à última safra.

Segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), o ganho de área se dá em função dos preços fortalecidos do cereal durante 2018. Por outro lado, a área plantada de soja, principal concorrente do milho nas lavouras catarinenses, irá diminuir 3,3%.

Demanda

Santa Catarina consome em média sete milhões toneladas de milho por ano. Deste total, cerca de 97% destina-se ao consumo animal, principalmente para produção de suínos e frangos de corte (83,8%). Este déficit de milho no estado é coberto pelas compras interestaduais, com origem principalmente do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Goiás, além das importações de países como Argentina e Paraguai.

Mais Milho

Os principais desafios para o abastecimento de grãos em Santa Catarina serão tema do Projeto Mais Milho, evento que reunirá lideranças do agronegócio e especialistas do setor em Campos Novos na próxima terça-feira, 26. O Fórum acontecerá durante o Campo Demonstrativo Copercampos, a partir das 13h.

Os números sobre a safra de milho em Santa Catarina estão disponíveis no Boletim Agropecuário, elaborado pela Epagri/Cepa, em fevereiro.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro